Como todos sabem, a indústria jornalística brasileira enfrenta um período de dificuldades, resultante da perversa combinação da mudança no nosso modelo de negócios com a crise econômica do país. Mas,  diante da evidente importância da produção de conteúdo jornalístico de qualidade, estamos certos que atravessaremos esse momento e sairemos dele mais fortes e – o que é importante – continuando a cumprir a nossa missão.

Os jornais brasileiros, a exemplo do que está ocorrendo em todo o mundo, estão se reinventando  no mundo da informação multiplataforma. No papel e no digital, nunca se leu tanto jornal quanto hoje. Como diz a recente campanha da ANJ, antes as pessoas liam jornal todo o dia, hoje leem o dia todo.

Neste cenário, nosso principal desafio para 2016, e para o  futuro de médio prazo, é monetizar a imensa audiência e incomparável credibilidade que temos. Os jornais brasileiros estão trabalhando in para demonstrar ao mercado anunciante, com métricas consistentes, que nossa audiência total, somando impresso e digital, é extremamente robusta e de incomparável qualidade. Criamos em 2015 o Digital Premium, uma rede de sites de jornais com objetivo de veicular de forma simultânea publicidade online. Em 2016, consolidaremos e ampliaremos o Digital Premium, bem como o Marketplace Jornais, site que reúne as principais informações dos jornais impressos, voltado para os profissionais de mídia das agências.

Em paralelo a todo esse esforço de reposicionamento dos jornais brasileiro junto ao mercado anunciante, nosso futuro estará relacionado à  capacidade de nos “vendermos” junto ao mercado leitor, sobretudo no ambiente digital. O modelo de negócios dos jornais, que sempre teve sua sustentabilidade baseada na publicidade, terá na venda dos conteúdos digitais aos leitores uma fonte cada vez maior de receitas.