A IMX – empresa que pertencente, em partes iguais, ao grupo EBX, do empresário Eike Batista, e à IMG Worldwide, empresa global de esportes, entretenimento e moda – anunciou nesta sexta-feira (9) a aquisição da Brasil 1  Esportes e Entretenimento, voltada para as áreas que integram seu nome, além da administração de arenas. Com isso, a empresa amplia seu portfólio de projetos com a inclusão de eventos como o UFC (Ultimate Fighting Championship) e o Volvo Ocean Race.

Com sede no Rio de Janeiro, a IMX foi formada em novembro de 2011 com o objetivo de unir o esporte ao entretenimento e se tornar uma das principais empresas do setor no país. A iniciativa marcou também a entrada da IMG Worldwide no Brasil. Como ceo da IMX está Alan Adler, empresário e atleta de vela que presidia a Brasil 1. Ele foi também um dos responsáveis pelo projeto do Barco Brasil 1 que disputou a Volvo Ocean Race – a mais antiga e tradicional regata ao redor do mundo.

“A IMG Worldwide, maior empresa de esportes do mundo, nos inspirou e, por isso, a IMX já nasceu grande. Temos planos para realizar 58 eventos na área dos esportes”, disse Adler. Além do UFC e da Volvo Ocean Race, os principais projetos da nova empresa são a Megarampa (modalidade de skate); o LPGA Brasil Cup, (campeonato de golfe); o RJX (time de vôlei); o mundial de futivolei; e a Travessia dos Fortes (competição de natação no mar).

O Rio de Janeiro será o estado a sediar o maior número de eventos realizados pela IMX. “Nossa atuação será nacional e nossas conexões internacionais. Porém, 80 % dos eventos serão realizados no Rio por causa de sua beleza natural. Esporte e natureza caminham juntos” analisa Adler.

Para Eike Batista, presidente do grupo EBX, a ideia da compra surgiu de certa inveja dos paulistas. “Tudo começou com uma ferrenha vontade de matar os paulistas de inveja. Estes são projetos para aumentar a autoestima do carioca. Eu tinha vontade de chegar ao nível do paulista; esta empresa será a empresa com que vou mais me divertir. É gostoso atuar na área de esportes, promover a alegria das pessoas e, com o país borbulhando Copa do Mundo e Olimpíadas, o Brasil está com tudo em todos os sentidos”, disse o empresário.

Michael Dolan, ceo da IMG Worldwide, disse que o Brasil explodiu como economia. “O Brasil é a bola da vez em todos os lugares do mundo. Encontramos pessoas que conhecem a EBX no Oriente Médio. O futuro do Brasil é algo que todos no mundo estão acompanhando. Um dos grandes negócios dentro do esporte é ter uma base de apoio por trás, e essa é uma economia com esta base”, disse Dolan. O executivo também afirmou que o esporte, como um todo, é um dos bens mais adquiridos no mundo. “Vimos nos Estados Unidos, Europa e Ásia que, quanto mais cresce o poder aquisitivo das pessoas, mais elas acabam gastando em esporte, entretenimento e moda”, disse. A aquisição da Brasil 1 Esportes e Entretenimento foi integral e não foram revelados os valores do negócio.

por Bianca Montarroyos