Tendo a Páscoa como sua melhor época, seguida pelo fim do ano, a indústria brasileira de chocolates está celebrando os resultados e perspectivas para o inverno deste ano. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), os players do setor estimam aumento de 10% nas vendas.
“As empresas estão investindo pesado para agradar todos os tipos de consumidores apaixonados por chocolates. Hoje somos o terceiro maior produtor e consumidor do mundo, fruto de uma indústria forte e inovadora”, ressaltou Ubiracy Fonseca, vice-presidente do setor de Chocolates da Abicab.
Ainda segundo a pesquisa, 23% dos entrevistados declararam que o inverno é o período em que eles mais consomem chocolate. De olho nesse público, diversas empresas estão apresentando promoções e lançamentos sazonais. A Balducco, por exemplo, está oferecendo pães de mel, além dos bolinhos Roll e Duo, em hotéis situados em pontos estratégicos. Já o Grupo Ferrero realiza a promoção “Diversão tamanho família”, que reúne as marcas Kinder, Nutella e Tic Tac e oferece prêmios que vão de mochilas Adidas e aparelhos blu-ray Sony a carros Hyundai e viagem a Milão. Também investem na data empresas como Mavalério, Village, Munik e Neugebauer, entre outras.
Ainda auxilia a alta prevista para a indústria o consumo de chocolate em cidades turísticas consideradas polo de produtos premium, como Campos do Jordão, em São Paulo; e Gramado, no Rio Grande do Sul. “O mercado de chocolates premium vem crescendo significativamente e, no inverno, essa categoria fica ainda mais em evidência”, salienta Caio Tomazeli, diretor da Montanhês e do setor de chocolates premium da Abicab.