A Infoglobo, empresa responsável pelas publicações O Globo, Extra, Expresso, site O Globo, Extra Online e Agência O Globo, acaba de lançar novos formatos para comercialização de anúncios nos seus veículos online. Entre as novidades, estão seis formatos expansíveis e interativos, que se desenvolvem a partir de alguma ação do usuário – mouse over ou mouse click.

É possível criar novos tipos de publicidade, por meio dos espaços como o Trade Banner, um anúncio dividido em dois momentos, composto por um banner principal no topo da página, localizado acima da barra de menu da home.

Nesse modelo, na página inicial, é apresentado um formato horizontal, em seguida, a peça troca de posição com a barra de menus do site e expande para baixo, ocupando uma área de grande impacto visual, podendo carregar vídeo, animações em flash, e até mesmo um mini hotsite. O formato Full Page tem como banner inicial o Mega-selo, fixo, integrado ao conteúdo, e se expande em dois estágios, ocupando a maior parte da tela do usuário, quando acionado por ação de click.

Também em formato Mega-selo, o Shade Banner, após a interação com o banner inicial, aumenta para baixo e interage com uma layer de fundo transparente, o que permite criar animações em tamanho grande. Outra grande novidade é o Selo Peel Ad, um arquivo em flash, que abre após a detecção do carregamento da página. O Selo tem um formato triangular, que ocupa o canto superior direito ou esquerdo da página.

Já o Box de Patrocínio caracteriza-se pela evolução dos formatos tradicionais de patrocínios que se encontram na maioria dos sites. É uma peça fixa, mas com possibilidades e dinamismo semelhantes a uma peça rich media. Especificamente no site do jornal Extra, é possível contratar o formato Double Banner, composto por três peças e interação iniciada por meio de uma tarja expansível no centro da página.

O site O Globo tem 9,7 mil visitantes únicos e 58 milhões páginas visitadas, que geram mais de 10 mil comentários de leitores. Já o site do Extra possui 5,7 milhões visitantes únicos e 21,4 milhões de páginas visitadas.