Os novos modelos de negócios são pauta para o 8º Fórum de Marketing Empresarial. O evento, que será realizado entre os dias 18 e 20, no Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP), é organizado pelo Lide e pela Editora Referência (que edita o PROPMARK e as revistas Propaganda e Marketing). Como curador deste ano, a grande novidade é Marcos Quintela, CEO do Grupo Newcomm, ao lado de Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, e Adonis Alonso, jornalista e colunista de marketing e comunicação publicitária.

No sábado (19), o encontro vai reunir grandes nomes do mercado para discutir o futuro da publicidade e da comunicação, orientado pela experiência de grandes líderes. O painel Novos Modelos de Canal: O que vem depois do omnichannel traz personalidades como Claudio Bergamo, presidente da Hypermarcas; Ronaldo Pereira, presidente da Óticas Carol; Patricia Amaro, diretora Latam de ecom/digital da Unilever; e Neil Patel, cofundador da Crazy Egg.

Patel, por exemplo, é um dos maiores nomes do marketing digital e está no Top 100 de empreendedores com menos de 30 anos, eleito pelo ex-presidente dos Estados Unidos Barak Obama. Com a #quemeneilpatel, o britânico idealizou uma campanha para o Instagram com diversos perfis femininos populares. Com a curiosidade em torno da pergunta, muitas pessoas passaram a buscar pelo nome do criativo na internet, o que fez com que vários empreendedores entrassem em contato com ele. O objetivo de Petel foi se tornar conhecido por sua atuação no marketing. Entre seus trabalhos, está a criação de ferramentas importantes de SEO, como Hello Bar e Crazzy Egg, e ainda ajudar marcas como Amazon e Viacom a gerarem mais receita online.

O painel que encerra o Fórum se chama ‘Novos modelos de informação e entretenimento: o consumidor está no controle’ e aposta nos profissionais Marcio Franciosi Carvalho, diretor de marketing da Claro; Alessandro Maluf, diretor de produtos da Net Now; e Eduardo Becker, diretor de mídias digitais da Globo, para debater o assunto.

De olho na evolução do mercado, Marcio Franciosi Carvalho vai falar sobre a entrega de conteúdo, tanto on demand quanto everywhere, em que o smartphone é a principal plataforma de informação e complementa a TV no consumo de entretenimento. “A informação e o entretenimento devem ser relevantes para o consumidor quando são oferecidas credibilidade e reputação em um ambiente onde tudo pode ser fake. A curadoria e a recomendação devem ser as melhores e são indispensáveis, além da qualidade da experiência, adaptada ao contexto”, explica o executivo.

Eduardo Becker, por sua vez, vai compartilhar toda a experiência da Globo com o Globo Play, plataforma de streaming que tem direcionado as ações da emissora. “A forma como a informação e o entretenimento são entregues ao espectador dá a ele o protagonismo da escolha. A gente tem desenvolvido todos os modelos possíveis de mídia que o consumidor quer receber. Temos TV aberta, os sites e a nossa aposta, que é o Globo Play. Vamos explicar como ele foi criado e as nossas experimentações no meio”, adianta Becker.

Divulgação

O evento também conta com o Prêmio Lide, que apresenta três vencedores para as 12 categorias, sendo elas Marketing do Bem, Marketing de Conteúdo, Marketing Esportivo, Mar- keting de Inovação, Marketing Institucional, Marketing de Produto, Marketing Promocional, Marketing de Varejo, Dirigente de Marketing do Ano, Empresa de Marketing do Ano e Homenagem Especial, que fica para Walter Longo, presidente do Grupo Abril.

O Fórum de Marketing Empresarial terá ainda homenagens a Dalton Pastore, da ESPM; Hugo Rodrigues, da Publicis; e Eduardo Fischer, da Fischer. Entre as marcas confirmadas para o fórum estão Nissin, Campari, Via Varejo, Sephora e Hypermarcas.