Há cinco meses no Brasil, a inglesa Red Ant, especializada em comunicação digital, já conquistou seis clientes e fará parte, a partir de janeiro, de uma holding global que terá, inicialmente, outras duas operações no país – a empresa de marketing promocional Marketing Vision, presente no Rio e em São Paulo, e uma operação de relações públicas já ligada à Red Ant na China, a qual se instalará em breve por aqui.
Fundada em 1999, a Red Ant tem escritórios em Londres, Dublin (Irlanda), Xangai (China) e, agora, no Rio de Janeiro. Entre os serviços que oferece estão desenvolvimento de aplicativos nas redes sociais, celulares e soluções focadas em ROI. Internacionalmente, a Red Ant já faz parte do Red Ant Group, que agrega outras empresas ligadas ao mundo da comunicação digital, como produtoras e empresas de e-commerce.
A nova holding que será criada e à qual pertencerá toda a operação digital da Red Ant agregará pela primeira vez serviços offline, como marketing promocional e relações públicas, e pode vir a incluir uma empresa de publicidade, embora ainda não haja planos concretos nesse sentido. Entre os clientes internacionais da Red Ant estão MTV, Volkswagen e American Express.
Michael Andrade, sócio fundador da Marketing Vision, é sócio e ceo da Red Ant no país e, a partir de janeiro, pretende desligar-se do dia a dia da empresa de marketing promocional para tocar a nova holding global, como ceo para a América Latina. Foi ele quem levou a Dan Mortimer, ceo da Red Ant no Reino Unido, a ideia de criar uma holding agregando serviços offline, com base na Inglaterra e atuando em três regiões chave: Ásia/Oceania, América Latina e Europa/América do Norte.
Andrade, que também é membro do conselho sul-americano da MAAW (Marketing Agencies Association Worldwide) e faz parte do comitê internacional do Globes Awards, diz que sempre sonhou operar internacionalmente e, por isso, a Marketing Vision será parte da holding globalmente e abrirá no ano que vem operação em Londres para oferecer serviços aos clientes locais do grupo.
Operação
No Brasil, em pouco tempo de atuação, a Red Ant já tem em seu portfólio MAC, Calvin Klein, Globosat (Canal Viva e futuramente outros canais, como SporTV), sandálias Kenner e relógios Swatch. Recentemente, a empresa realizou a ativação de blogueiros para o evento Push Calvin Klein, que obteve mais de 26.000 hits online. O escritório do Rio já tem 12 pessoas – e está buscando profissionais para ampliar. A operação ainda funciona dentro da Marketing Vision, mas é totalmente independente. Em São Paulo, a empresa mantém uma pessoa em atendimento, também no escritório paulistano da Marketing Vision.
Andrade conta que para desenvolver os projetos para os clientes no Brasil, a empresa vem se utilizando frequentemente do know-how da equipe de Londres. “Embora tenhamos planner, diretor de projetos, equipe criativa e programadores, também usamos a mão de obra de fora, porque este é o espírito do trabalho da Red Ant. Agora, com a holding, seremos capazes de oferecer para nossos clientes um portfólio de serviços ainda mais completo”, diz Andrade.
O diretor que toca o dia a dia da operação da Red Ant no Rio é Bernardo Carvalho, que passou mais de 11 anos em Londres, envolvido na gestão de projetos e direção de contas, e trabalhou para marcas como Shell, Nissan, Yahoo! e Nestlé, nas agências DDB London, Agency Republic, Sapient, Billington Cartmell, TMW, entre outras. Foi contratado pela Red Ant com a missão de trazer a empresa para o Brasil e iniciar sua expansão na América Latina. Carvalho ficou um mês na Inglaterra se preparando para o job.
Mortimer, ceo do Grupo Red Ant no Reino Unido e também um membro ativo da MAAW, diz que a vinda ao Brasil foi uma escolha diretamente ligada ao engajamento social digital do país, líder no quesito na América Latina. O Brasil tem mais de 81 milhões de pessoas online, 35 milhões de usuários de redes sociais e é o segundo país que mais cresce no Facebook, depois da Índia. “O Brasil está em uma posição ideal para receber mensagens digitais de grandes marcas – o público está pronto e disposto a ouvir”, diz Mortimer.
A Red Ant é conhecida pela produção de uma série de whitepapers com ensinamentos sobre o planejamento e gestão de uma estratégia digital e sobre estratégias para Mobile – Guias Práticos, que estão disponíveis para download gratuito em seu site. Outra característica interessante da empresa é o seu programa de intercâmbio de profissionais. A partir do ano que vem, um profissional brasileiro irá para Londres e um profissional de alguma operação da empresa no mundo – Inglaterra, Irlanda ou China – virá para cá, passar por uma experiência de trabalho.
por Claudia Penteado