Trono criado para o Shopping Pátio Paulista

Por que uma empresa de decoração natalina passou a utilizar estratégias de marketing no desenvolvimento e apresentação de projetos? “A ideia era sair da mesmice do Papai Noel e o público de hoje está mais exigente”, destaca o publicitário Carlos Sollito Júnior, que começou a trabalhar no núcleo de criação da Innova Natal há cerca de dois anos.

A empresa foi a responsável pela exposição “Tronos do Pátio Paulista”, uma ideia diferente que chamou a atenção do público no Natal de 2013. O projeto consistiu em reunir oito tronos estilizados por renomados artistas plásticos brasileiros, como Reynaldo Berto, Cadu Mendonça e o paulista Eduardo Kobra. “Por meio de pesquisas, verificamos que o público do shopping era mais contemporâneo e queria algo diferente. O projeto gerou R$ 6 milhões de mídia espontânea.”

A pouco mais de três meses do Natal, a Innova, assim como outras empresas de decoração natalina, já trabalha a todo vapor. Uma das novidades este ano é que o vermelho não será a cor predominante da decoração no Shopping Pátio Paulista. “Essa é uma tendência mundial. Vamos utilizar o azul e o dourado com mais força”, diz Sollito.

Outra observação do publicitário é que os shopping centers utilizavam pouco a força das redes sociais durante o período do Natal. No Pátio Paulista, por exemplo, o tema do ano passado foi “Um Natal para compartilhar”. O shopping convidava os visitantes a registrar fotos junto às obras e compartilhar no Instagram.

Segundo Sollito, a Innova deu uma virada quando passou a tratar os projetos natalinos para os shoppings centers como campanha natalina e não decoração natalina. “Começamos a trabalhar com briefing e pesquisas. Desenvolvemos tudo, desde o conceito da campanha até a criação do logo.”

A estratégia vem obtendo resultados satisfatórios para a empresa, que no ano passado faturou R$ 5 milhões em 2013 e projeta chegar aos R$ 8 milhões este ano. O mercado natalino de shoppings deve faturar em torno de R$ 1,5 bilhão.

Fundada em 1995, a Innova Natal é especializada em cenografias com apelo conceitual para shopping centers. Este ano, a empresa vai fazer a decoração de Natal do Shopping Ibirapuera, Shopping Pátio Paulista, Shopping SP Market,  Shopping Contagem, entre outros.