Frederic Kachar, presidente da ANER: Meio ainda é o mais confiável

A busca por inovação e a evolução do meio digital foram os principais destaques do primeiro dia da 5th Iberoamerican Magazine Media Conference, evento promovido pela Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), realizado nesta segunda (22) e terça-feira (23), em São Paulo.

Um dos palestrantes do encontro foi John Wilpers, diretor da consultoria norte-americana Innovation Media Consulting. O executivo falou sobre a importância de buscar diferenciais e de tentar misturar ações digitais no impresso. Ele citou como exemplo anúncios crossmedia que tiveram bastante destaque. Um deles foi uma campanha da Fanta, que lançou, em 2013, segundo ele, o primeiro anúncio comestível do mundo. O leitor conseguia sentir o gosto da laranja se comesse um pedaço do papel.

Também destacou o case de Nivea Sun, criado pela então Giovanni+Draftfcb, atual FCB Brasil. Um anúncio publicado na Veja Rio trazia uma pequena placa solar com um plug USB no qual as pessoas podiam conectar seu aparelho, enquanto estivessem na praia. Wilpers também falou de alguns formatos da web que têm predominado como os vídeos.  Ele destacou que no jornal The New York Times, por exemplo, são produzidos 300 anúncios em vídeo por mês, a maioria deles, usando o Vine como plataforma.

Outro palestrante do encontro foi Peter Kreisky, presidente da Kreisky Media Consultancy, que também falou da importância de inovar, pensar em novos modelos de negócio e de entender que o digital deve vir em primeiro lugar. O executivo citou exemplos de publicações que antes eram focadas apenas no impresso e que conseguiram novas alternativas para competir neste mercado. Entre elas a Duell Magazine, a Gloamour Magazine e o Washington Post. Segundo ele, as empresas precisam pensar como nativos digitais e buscar novos formatos de negócios.

Em sua apresentação, Chris Llewellyn, Ceo da Fipp,  também reforçou que o consumidor está migrando para o digital e é preciso  acompanhar esse movimento. O executivo ressaltou a necessidade de se trabalhar como uma plataforma de comunicação e não apenas como um veículo, que atua em um único segmento.

Publicidade

Celso Loducca, da Lodduca, Paulo Sérgio Kakinoff, da Gol Linhas Aéreas e Frederic Kachar, presidente da Associação Nacional de Revistas e diretor geral da editora Globo, falaram sobre o tema: “O que as agência de publicidade e os anunciantes esperam do meio revista.”

Kachar falou da necessidade de ampliar a atuação nesse meio e destacou que apesar da perda de share na publicidade, o mercado continua robusto e hoje conta com 100 milhões de leitores em todo o Brasil. Ele disse que as revistas continuam sendo o meio mais confiável e com mais credibilidade para os leitores.

Loducca disse, por sua vez, que o principal ponto que as revistas precisam entender é que as mudanças estão acontecendo e é preciso acompanhar. Para ele, mudou o jeito de se existir em sociedade, então o conteúdo não pode ser mais centralizado, tem que ser distribuído. “O negócio é buscar inovação e inovar é juntar o que já existe de um jeito que importa para as pessoas.”  O publicitário acredita que as revistas ainda adotam uma postura “eu produzo” e “você consome” e o que os leitores querem é se relacionar com o meio, como acontece no digital.

Já Kakinoff afirmou que a revista sempre foi o principal canal de explicação de um produto, hoje, passou a ser um meio alternativo para levar uma mensagem no momento em que o leitor está se desconectando de todas as mídias online. Ele lembrou que a companhia diminuiu seu investimento no meio em 2012, mas 2013 e 2014 foi retomado. “Hoje, da verba de R$ 100 milhões, R$ 10 milhões vão para as revistas.”

Durante sua apresentação, o executivo contou que, a partir deste mês, a revista da Gol também passa a ser comercializada em banca.