Festival está marcado para ocorrer entre os dias 16 e 20 de junho do próximo ano
As inscrições para a 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions começam no dia 16 de janeiro de 2025. As peças poderão ser submetidas até o dia 10 de abril.
A informação foi apresentada durante evento organizado pelo Estadão, representante oficial do prêmio no Brasil, no Teatro FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado, no bairro de Higienópolis, região Central de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (4).
Realizado na França, o evento está marcado para ocorrer entre os dias 16 e 20 de junho do próximo ano. Desta vez, qualquer profissional do mercado brasileiro de comunicação poderá se inscrever para julgar as peças, mediante crivo do Estadão.
"A inteligência artificial está na boca de todo mundo que pensa a criatividade, mas também traz questões de natureza ética e até trabalhista. Temos de nos acostumar a essa complexidade e perceber a importância do lado humano", comentou Erick Bretas, CEO do Estadão, na abertura do encontro, que teve ainda a presença de Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. "Introduzimos a indústria criativa para abraçar a publicidade", destacou Marilia.
Cronograma
Os preparativos do festival envolvem também a convocatória de conteúdo, que será lançada no dia 7 de novembro e vai até dia 31 de dezembro. Outras novidades devem ser anunciadas na mesma data.
O Lions aumentou de 1 milhão de euros para 2 milhões de euros o investimento feito no programa de passes gratuitos para integrantes de organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade em 2025. Os interessados pelo passe de Equidade, Representação e Acessibilidade (ERA) podem fazer as suas inscrições até o dia 5 de dezembro, mesma data para os candidatos da competição Young Lions, CMO Accelerator e The Lions Scholarship.
O CEO do Cannes Lions, Simon Cook, participou do evento ao lado da head de marketing Nina Giglio. "Queremos trazer mais representatividade", disse Nina. Após a palestra 'O impacto da criatividade nos negócios e no engajamento da audiência', Cook integrou o painel ‘O papel da criatividade como impulsionadora dos negócios e do engajamento da audiência’.
Mediado por Wesley Gonsalves, repórter do Estadão, o debate teve a presença de Laís Vita, secretária de comunicação do Governo do Estado de São Paulo; Raphaella Martins, program manager, Creative X da Meta, e jurada de Glass Lions 2024; Cecília Alexandre, marketing director, LATAM da Heineken, e jurada de Brand Experience & Activation Lions 2024; e de Henrique Del Lama, executive creative director da AlmapBBDO e jurado de Creative B2B Lions 2024.
Retrospectiva 2024
O festival recebeu 26.753 inscrições em 30 categorias. O Brasil encerrou a sua participação com 92 Leões, mesmo volume de prêmios conquistados em 2023. O país ganhou dois GPs, 14 Ouros, 31 Pratas e 45 Bronzes.
Foram 150 horas de conteúdo produzido por cerca de 500 palestrantes. Um dos painéis mais disputados foi ‘Exploring the new frontiers of innovation’, com Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), Tesla e SpaceX, e Mark Read, CEO do Grupo WPP.