Em uma festa na noite desta quinta-feira (16) no Parque Lage, no Rio de Janeiro, será lançado oficialmente o Instituto 1 Rio, projeto criado para trabalhar a marca “Rio de Janeiro” no Brasil e no exterior. O evento comemora a iniciativa do Governo do Rio e a parceria de entidades como Firjan, Rio Convention Bureau e Associação Comercial do Rio de Janeiro além de empresas como Metrô, Oi e Accenture. O projeto está sendo desenvolvido há mais de um ano pela Prole.
O objetivo do Instituto 1 Rio, que quer permanecer independente da mudança de governos, é fazer o monitoramento, diagnóstico e promoção da imagem da cidade. “Buscando primeiramente trabalhar a auto-estima das pessoas do Rio e, principalmente, atrair investimentos e turistas”, conta André Eppinghaus, um dos sócios da Prole. Segundo ele, a expectativa é aumentar em 30% o PIB turístico da capital carioca em três anos. “O que significa um incremento de mais de R$ 3 bilhões”, conta acrescentando que isto foi o que aconteceu na África do Sul, onde um projeto de “place branding”, o chamado branding de lugar, já está sendo realizado.
Eppinghaus informa que o portal do Instituto 1 Rio na Internet – www.1rio.net – é o principal canal de comunicação do projeto. “É a base de construção de relacionamento e promoção de imagem do Rio. Hoje está disponível em três línguas mas estará em sete até o fim do ano”, diz.
O portal traz a Rádio 1 Rio, a primeira rádio de um lugar. Ela só toca músicas relacionadas ao ambiente e clima do Rio de Janeiro. A rádio foi lançada no exterior em um show em Paris neste ano. O sócio da Prole antecipa que haverá ainda uma campanha internacional baseada fortemente em internet, mas com ações estratégicas em cidades que atraem muito movimento, como Londres. E informa ainda que no dia 1º de março de 2009 será realizado um grande show no Rio de Janeiro, em parceria com a TV Globo. “Provavelmente será na praia e marcará a divulgação do projeto para o público interno”, antecipa. Além de celebrar o projeto, o evento desta noite também marcará o lançamento do livro “Só existe um Rio”, que traz fotografias dos grandes fotógrafos do País sobre o estado fluminense. Ele tem sido levado pelo Governador Sérgio Cabral em suas viagens e estará disponível em livrarias no exterior, em português e inglês.
por Teresa Levin