Apesar das catástrofes recentes no Japão, o Instituto Akatu e a Leo Burnett desenvolveram anúncio e spot de rádio inspirados na carta de uma sobrevivente para mostrar a importância do Dia Mundial da Água, nesta terça-feira (22).

Através de uma lista de discussão na internet, a redatora Carla Cancellara, da Leo Burnett, teve acesso a carta de Anne, uma professora que mora em Sendai, no Japão. Nela, Anne explica como estão as coisas na cidade após o tsunami que a devastou. Ao invés de relatos de saques, roubos, tumultos e gente se aproveitando da situação, está nascendo nas pessoas um sentimento de solidariedade e compaixão nunca antes visto. Ela chega em sua casa quase destruída e encontra comida que desconhecidos deixaram na porta. Pessoas acolhem estranhos em suas casas para dar a eles onde dormir. E uma porção de outras ações. É algo incrível.

A agência entrou em contato com o site e pediu a permissão da Anne para reproduzir a carta no anúncio. Anne ficou muito feliz e emocionada de saber que sua letras tocaram as pessoas do outro lado do mundo.

O Instituto Akatu é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos atendido pela Leo Burnett há 7 anos – com o apoio da mídia a agência conseguiu espaço para esta mensagem nos jornais Valor Econômico, Destak,  Metro e nas rádios Mix e Oi (onde o assunto inspirou pauta em que Carla Cancellara, redatora da Leo Burnett e Estanislau Maria, coordenador de comunicação do Akatu, foram entrevistados nesta terça-feira (22).

Ficha técnica:

Direção de criação: Ruy Lindenberg
Direção de arte: Caio Cassoli
Redação: Carla Cancellara
Produção gráfica: Zezinho Lima e Ricardo Sotelo
Mídia: Luiza Câmara, Thais Galluci e Erick Kaiwaza
Produtora RTV: Maria Fernanda Moura
Atendimento: Isabel Colleta, Laura Morano
Produtora de som: HR Audio
Locução: Iracema Nogueira Lima e Sérgio Ribeiro
Produtora a art buyer: Stella Crippa
Aprovação pelo cliente:Helio Mattar, Eduardo Schubert e Estanislau Maria