A Sabesp já alertou os cidadãos de São Paulo: a água pode acabar já a partir de novembro. A grande pergunta é: “e esse ela acabasse?”. O Instituto Akatu lançou nesta quarta-feira (15), Dia do Consumo Consciente, a campanha #águapedeágua. Com criação assinada pela Taterka, a iniciativa faz intervenções em objetos que dependem de água para terem utilidade.
Com o slogan “Sem água somos todos miseráveis”, cada instalação mostrará como personagem um produto que só existe para trazer água às pessoas. Uma mangueira “pede”: “Estou sem trabalho. Por favor, ajude”. Um bebedouro “clama” por um copo de água. Há, ainda, um filtro de água que “diz”: “Estou aposentado. Por favor, me ajude”.
A ideia é provocar as pessoas a procurarem e sugerirem soluções para o uso consciente da água no site oficial da campanha. “Como um bebedouro, um filtro de água ou uma mangueira poderiam ser utilizados caso faltasse água? Todos eles necessitam dela para ‘sobreviver’, assim como nós. Nosso objetivo é mobilizar as pessoas e lembrá-las de que a água é uma riqueza que precisa ser preservada por todos nós”, afirmou Eduardo Simon, sócio e VP de operações da Taterka.
“As pessoas talvez não tenham se dado conta do que significa viver sem água. A situação crítica de abastecimento de água em São Paulo nos mostra que a falta da água é uma possibilidade muito próxima – nessa cidade e no Brasil. E o que é possível fazer? A campanha #águapedeágua tem o objetivo de ajudar as pessoas a descobrirem e colocarem em prática comportamentos que podem contribuir para mudar esse cenário”, disse Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. A campanha engloba TV, mídia impressa, mídia out of home e social media. As fotos são de Mauricio Nahas e a trilha da Banda Sonora.