A Intel, uma das principais empresas globais em tecnologia e inovação, reforça cada vez mais sua assinatura, “Apaixonados pelo futuro”. Ainda no primeiro semestre de 2011, a empresa garante que todo o planejamento de 2013 já está finalizado e que seus engenheiros já trabalham no que deve estar disponível para o público apenas em 2015.

A declaração foi feita durante o lançamento da nova geração da família de processadores Intel Core, que chega ao mercado em equipamentos de diversos fabricantes entre este mês de março e abril. O evento, realizado nesta terça-feira (15), em São Paulo, marcou também a o primeiro compromisso público do novo presidente da Intel Brasil, Fernando Martins, que há 13 anos integra o staff da empresa e atuava como diretor global de planejamento estratégico de tecnologia.

O início da gestão de Martins deve estar focado em acelerar a acessibilidade de inovação no mercado brasileiro, impulsionado pelo lançamento dos processadores Core i3, i5 e i7 – que prometem, entre outras coisas, tornar a criação de conteúdo até 42% mais rápida e uma economia de até oito dias por ano entre o tempo perdido com o processamento de informações, em comparação com o modelo anterior. “Nossa comunicação está sendo conduzida cada vez mais por imagens. O volume de mídia na nossa vida é cada vez maior. Fenômenos como Facebook e YouTube também mostram a crescente tendência de geração de conteúdo para usuário. A segunda geração dos processadores Core foca-se em ampliar a experiência visual, a facilidade de compartilhamento e o desempenho de conteúdo HD e jogos 3D”, destacou o presidente da Intel.

Outra preocupação fundamental foi com o que a empresa chama de desempenho adaptável – que exige do processador exatamente o que cada tarefa necessita. “Graças ao desempenho adaptável, será possível aos fabricantes pensarem em designs mais interessantes e finos, já que ele consumirá menos bateria, podendo diminuir de tamanho”, explicou o engenheiro de aplicações Antonio Rivera.

Ao redor da sala de apresentação da nova família de processadores, 13 parceiros já mostravam alguns de seus projetos explorando a capacidade dos modelos Intel Core. Preparam lançamento de novos dispositivos as marcas Asus, CCE, Dell, HP, Itautec, Lenovo, LG, Megaware, Philco, Positivo, Samsung, Sony e STI Semp Toshiba.

Além dos PCs

Como presidente da Intel Brasil, Fernando Martins também terá outra grande demanda, que parece já estar ganhando tons de prioridade na empresa: oferecer produtos que vão além dos desktops e notebooks, ganhando novos mercados. “Queremos deixar de ser conhecidos apenas como produtores de componentes, para assumir a posição de produtores de soluções. Como uma empresa de inovação, temos muitos mercados para crescer, entre eles os de cloud computing e mobile, especialmente o de tablets, que vem crescendo significativamente; e o de smartphones”, ressaltou o executivo.

Divulgação

A segunda família dos processadores Intel Core ganhará uma ampla divulgação, já em planejamento, mas sem data de execução localmente. A campanha principal está a cargo dos escritórios globais da DDB, devendo ser adaptada para o mercado brasileiro pela DM9. “Temos um plano de marketing bastante agressivo, visando impactar cerca de 100 milhões de pessoas, com mídia e outras ações. Queremos personificar essa excelência visual oferecida pelos produtos da Intel”, enfatizou Cássio Tietê, diretor de marketing da Intel Brasil. O executivo ressaltou que a campanha deve explorar ainda a parceria da empresa com o estúdio de animação Dreamworks e com will.I.am, integrante da banda Black Eyed Peas e contratado como diretor de inovação criativa da Intel no início do ano.

A empresa também planeja um megaevento para o segundo semestre, ainda sem atrações definidas, mas que deve explorar atrações musicais, de criatividade, entretenimento e expressões artísticas.

por Karan Novas