A intenção de compras dos consumidores para o quarto trimestre do ano bateu novo recorde. De acordo com a pesquisa realizada pelo do Provar&Labfin/FIA, 77% dos entrevistados pretendem adquirir algum bem de consumo durável entre outubro e dezembro deste ano. No mesmo período do ano passado, a intenção de compra foi manifestada por 74,2% dos entrevistados.
“Novamente o recorde foi batido. Tivemos um resultado bastante auspicioso”, falou o professor Claudio Felisoni de Angelo, idealizador e presidente do conselho do Provar (Programa de Administração de Varejo) e diretor-presidente da FIA (Fundação Instituto de Administração).
Entre as categorias de produtos mais citadas na pesquisa estão Cine e Foto, com 14,4% das intenções de compra, Informática, com 12,8%, Eletro-eletrônicos, com 10,8%, e Telefonia e Celulares, com 10,6%.
Embora a intenção de compra tenha crescido, o volume a ser gasto informado foi menor. “Uma tendência que temos visto é que as pessoas tendem a comprar mais itens de valor mais baixo”, contou o professor. Na categoria Cine e Foto, por exemplo, enquanto a intenção de compra cresceu 12,5%, em relação ao mesmo período do ano passado, a variação da intenção de gastos crescer apenas 3,5%.
por Cristiane Marsola