A polêmica do bloqueio do Whatsapp, que ocorreu na última semana, dividiu opiniões entre os que concordam ou não que o aplicativo deve fornecer informações para a Justiça. Em uma enquete realizada pelo PROPMARK, 52,89% dos internautas acreditam que ‘sim’, o aplicativo deve fornecer informações, pois do mesmo jeito que existem as quebras de sigilo bancário e telefônico, os dados do WhatsApp devem contribuir com as investigações.
Por outro lado, 27,27% afirmam que ‘não’. Segundo os leitores, as mensagens criptografadas do WhatsApp mostram que eles não têm acesso as mensagens trocadas entre os usuários. Isso prova que o usuário tem privacidade e liberdade de expressão.
Outros 11,57% afirmam que ‘sim’, os criminosos não fazem mais ligações, mas concentram a troca de informações via aplicativo. Por isso, a empresa precisa divulgar esses dados. Com porcentagem menor, 8,26% afirmam que ‘não’, as conversas não devem ser interceptadas no meio do caminho, evitando a ação de hackers ou agentes do governo.