O investimento publicitário em mídia no Reino Unido deve  crescer 6,3% este ano, aponta o novo relatório do GroupM (do WPP), ultrapassando as próprias expectativas da companhia de mídia para os investimentos globais, cuja previsão para 2014 é fechar em 4%.

O relatório “This Year, Next Year: U.K. Media and Marketing Forecasts” detalha que a expectativa é que o investimento em mídia no Reino Unido alcance 14,9 bilhões de euros (US$ 23,3 bilhões) em 2014, frente os 14 bilhões de euros (US$ 21,9 bilhões) em 2013.

O estudo também indica que o investimento dos anunciantes no Reino Unido deve aumentar 5,7% em 2015, alcançando 15,7 bilhões de euros (US$ 24,5 bilhões).

“A publicidade e a economia no Reino Unido estão crescendo bem, mas estão vulneráveis ao débito privado e à austeridade pública, e aos problemas externos, especialmente na Zona do Euro”, disse Adam Smith, diretor de Futures do GroupM,

Divisão do bolo

De acordo com o relatório, o investimento publicitário em digital vai fechar em 7,1 bilhões de euros (US$11,2 bilhões) em 2014 e a estimativa é que alcance 8, 1 bilhões de euros (US$12,6 bilhões) em 2015, indicando um crescimento de 13%.

O share de TV vai permanecer em 26% em 2014. Já a mídia impressa será a mais pressionada, com uma queda de 9% do investimento publicitário frente a 2013, fechando o ano com 2,5 bilhões de euros (US$ 3,9 bilhões). O GroupM indica também um novo declínio de 9% em 2015, totalizando 2,3 bilhões de euros (US$ 3,5 bilhões). “A demanda por mídia digital está crescendo em geral. Marcas de valor buscam espaços digitais respeitados”, acrescentou  Smith.