Os gastos globais com publicidade vão crescer ao longo dos próximos três anos em níveis não vistos desde o início da crise financeira, informou nesta segunda-feira (7) a ZenithOptimedia.

A expectativa é que os gastos com publicidade melhorem de forma constante, com taxas de crescimento previstas em 5,5% em 2014, 5,8% em 2015 e 6,1% em 2016.

Neste ano, o gasto será impulsionado por eventos importantes como a Copa do Mundo 2014, as Olimpíadas de Inverno e as eleições norte-americanas de meio de mandato. Os três eventos devem elevar as receitas de grupos globais de publicidade como WPP, Omnicom e Publicis.

A empresa destacou que é a primeira vez que o investimento em publicidade cresce a níveis semelhantes aos registrados antes da crise financeira. De acordo com a Zenith, as taxas de crescimento em anúncios subiram 6,4% em 2006, 6,5% em 2007 e 0,3% em 2008.

A Zenith informou ainda que a quantidade total de gastos em mídia vai chegar a US$ 537 bilhões no final de 2014, diante de uma melhora na perspectiva econômica global e rápido aumento da publicidade em dispositivos móveis.

Ainda segundo o estudo, os mercados em desenvolvimento irão aumentar sua participação no investimento publicitário nos próximos dois anos de 35% para 39%, com a China ultrapassando o Japão como segundo maior mercado de publicidade do mundo em 2016, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.