Os investimentos globais em publicidade devem crescer 2,2% em 2013, taxa que dobrará em 2014, passando a 4,4%, aponta o estudo International Ad Forecast, do Warc. Os números são baseados em informações de 12 mercados (Austrália, Brasil, Chuna, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Rússia, Estados Unidos e Reino Unido) e cobrem os meios de televisão, jornais, revistas, internet, mobile, outdoor, rádio e cinema.

As atuais previsões apontam um futuro positivo, embora o crescimento seja menos expressivo que o estipulado em abril. No primeiro semestre, o relatório apontou um crescimento de 3% neste ano e 5,4% em 2014. A desaceleração é um reflexo dos mercados americano e europeu, que enfrentam baixas nos últimos meses.

Dentro da Europa, a Itália é o país que mais sofre. O investimento publicitário no país deve cair 12,9% em 2013. A previsão também é de queda na França e na Alemanha, mas de 3,2% e 0,8% respectivamente. Nos Estados Unidos, o relatório de abril previa queda de 0,7%, mas o índice foi revisto para uma alta de 1,5%. No Japão, a expectativa é de crescimento de 1,5% e no Reino Unido, de 9,6%.

A maior alta do investimento em publicidade deve acontecer nos países do Bric. O crescimento será maior na Rússia (11,5%), seguida pela China (8,6%). No Brasil e na Índia, a elevação será de 6,5%. “Muitos anunciantes permanecem relutantes em comprometer suas despesas com marketing, mas esperamos que essas preocupações percam força até o fim de 2013 e durante o ano que vem”, afirma Suzy Young, analista do Warc.