O Conselho Executivo das Normas-Padrão acaba de divulgar o balanço de investimentos em compra de mídia do primeiro semestre de 2018. O apontamento Cenp-Meios mostra que o segmento recebeu R$ 7,6 bilhões em 2018, um pouco acima dos R$ 7,4 bilhões de 2017.
No recorte por mídia, o share ficou em 61,8% para a televisão aberta, 14,4% para a internet, 7,6% para OOH, 7,5% para a televisão por assinatura, 4,2% para rádio, 2,7% para jornal e, por fim, 1,7% para revista.
Com relação ao relatório do ano passado, os únicos meios que tiveram crescimento de participação foram a internet e a televisão aberta.
O CENP-Meios é um sistema do CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão que totaliza dados referentes a compras de mídia realizadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por meio, período ou região, não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados individualmente em cada transação.
Vale lembrar que a análise envolve 78 agências.
Abaixo os quadros com o share e o valor faturado por segmento dos dois últimos anos: