A crise econômica não impediu o aumento dos investimentos publicitários pelo mundo. De acordo com pesquisa divulgada pela consultoria Nielsen nesta sexta-feira (28), US$ 139 bilhões foram destinados à publicidade no segundo trimestre deste ano, 2,4% a mais que o valor registrado no mesmo período em 2011. O aumento foi moderado no geral, mas demonstra a importância dada à comunicação por parte das empresas.

Dos locais analisados, o crescimento mais significativo foi registrado nos países da África e do Oriente Médio, chegando a um índice de 19,6%. Em seguida vem a América Latina, com 4,9%. Mercados emergentes surgem, portanto, no topo do ranking. Nos demais, os investimentos cresceram entre 2% e 3%. É o caso dos Estados Unidos (2,4%) e de nações da Ásia-Pacífico, como Filipinas, Indonésia e Hong Kong (2,9%).

O declínio dos valores destinados à publicidade foi identificado na Europa, que recuou 3,8%, por conta de países como Holanda, Grécia e Portugal, que investiram menos no setor. Nos demais países do continente, sobretudo Reino Unido e Noruega, o crescimento se manteve. Os investimentos também foram menores no Canadá, que recuou 2% em relação ao ano passado. Ainda segundo a pesquisa, junho foi o melhor mês para o mercado publicitário mundial, com crescimento de 3,1%. No primeiro semestre de 2012, US$ 266 bilhões foram gastos com anúncios.

A Nielsen avaliou investimentos destinados a veículos como TV, jornais, revistas, rádios, outdoors, cinema e internet. No Brasil, o instituto usou como fonte o Ibope, que acusou crescimento de 10% em investimentos publicitários no primeiro semestre de 2012. Por aqui, a televisão ainda concentra os maiores valores (cerca de 55% do total). Na sequência vêm os meios jornal, rádio e internet. São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades que mais investem em publicidade.