Dvulgação

Em um país com dimensão continental como o Brasil, investir em mercados regionais é uma opção estratégica. A cerveja Itaipava, do portfólio do Grupo Petrópolis, celebra o sucesso desse direcionamento que teve início no mercado do Rio de Janeiro, com a ação Cerveja 100%, em bom carioquês, gostosa à Vera. Agora, vai aproveitar, os festejos de São João na Região Nordeste com uma campanha específica para a região criada pela Y&R. A marca inicia veiculação do filme Perseguição, com versões de 30 segundos e de um minuto de duração, a partir desta terça-feira (7) nos mercados de Pernambuco, Ceará, Bahia e Paraíba, além de ações digitais, rádio, mídia exterior e ponto de venda. Também vai patrocinar a festa de São João, da cidade Limoeiro (PE), que concentra mais de 500 mil pessoas em uma semana. É a maior festa junina do Nordeste.

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Após a inauguração de uma unidade fabril em Alagoinhas (BA) e outra em Itapissuma (PE), a Itaipava começou a crescer sua fatia de mercado. Antes só chegava à região através dos autosserviços. O efeito foi sintomático: fechou o ano de 2014 com 6,8% de participação, 2015 com 13% e no primeiro quadrimente de 2016, segundo pesquisa do Nielsen, já ostentava um share de 17%.

Segundo a gerente de propaganda Eliana Cassandre, a data de São João não se resume ao dia exato da festividade, no dia 24 de junho, mas ao mês inteiro e, em muitas cidades, a extensão chega a julho, as famosas festa julinas.

“Em muitas empresas da região, o funcionário pede folga nessa época. É a hora da confraternização com os familiares e com os amigos. Muitos nem se incomodam em trabalhar no Carnaval, mas o São João é seu momento mais especial. O consumo da marca era focado nos turistas que passavam férias no Nordeste. Agora, somos uma novidade que garante espaço porque tem sabor e credibilidade. O nordestino provou e aprovou. Outro detalhe: nordestinos que moram na Região Sul vão para as suas cidades e a maioria delas tem uma festa de São João. Vamos marcar presença em Limoeiro com o influenciador Bode Gaiato, que tem mais de cinco milhões de seguidores nas redes sociais, com uma cobertura original”, explica a executiva.

Os 50 distribuidores entregam Itaipava em cerca de 200 mil pontos de venda da região. Eliana esclarece que, com essa força logística, o cenário ficou favorável. Hoje, o energético TNT e a cerveja Crystal se aproveitam e começam a ter espaço na cesta dos nordestinos. “A propaganda é elemento essencial para uma marca se firmar, mas ela precisa ser encontrada nos bares, restaurantes e supermercados. Caso contrário, é um esforço inútil. O consumidor está respondendo bem à comunicação porque sabe onde comprar e tem certeza de que trata-se de um produto adequado ao seu padrão de exigência”, detalha a executiva.

Com novo design, Eliana optou por não produzir embalagens temáticas relacionadas à festividade. Latas e garrafas destacam os valores do visual apresentado há cerca de um mês. “Proporcionou mais dinamismo com a cor vermelha. O dourado também ganhou espaço, dominando o topo da lata, e a coroa, símbolo da cerveja criada em Petrópolis, está em grande evidência”, disse.