Com o mercado de cerveja cada vez mais acirrado, a cervejaria Petrópolis resolveu se movimentar. Na última sexta-feira (1º), a companhia lançou duas campanhas para as suas principais marcas, a Itaipava e a Crystal. A ação é a primeira criada pela Y&R, que venceu em março deste ano a concorrência promovida pela empresa. A campanha da Itaipava inaugura o conceito “Itaipava, a cerveja 100%” e tem como objetivo mostrar para os consumidores o motivo pelo qual a marca se consolidou no mercado nacional. O primeiro filme, intitulado “Quali”, utiliza efeitos especiais para mostrar os diferenciais da cerveja e seus ingredientes.
Já a Crystal estreou a campanha “Qual o melhor plano para hoje? O Plano C de Crystal”. O novo posicionamento mostra, de forma bem-humorada, que se reunir com os amigos para tomar uma cerveja Crystal é sempre uma boa escolha. O comercial mostra um marido entediado em um provador onde sua mulher está escolhendo roupas e sapatos. Na cena seguinte, ele aparece cantando a trilha do filme e conquistando novos adeptos no caminho. A letra da música explica que o plano A é carregar sacolas, o B é ver vitrines o dia inteiro, mas tem o C, C de Crystal.
Segundo Flávio Casarotti, diretor geral de criação da Y&R, o principal objetivo da empresa com as duas campanhas é construir um conceitos forte, que estabeleça uma conexão com o consumidor de cada uma das marcas. Já Douglas Costa, diretor de mercado da cervejaria, disse que a ideia é renovar a linguagem e reforçar o vínculo com seus consumidores simultaneamente, o que representa um grande esforço de comunicação. Costa não relevou o investimento na campanha, mas disse que está dentro da verba anual de marketing de R$ 160 milhões. Para este ano, a expectativa da empresa é crescer 13 % em relação ao ano passado. Atualmente, a companhia tem 10.6% de market share.