Em setembro do ano passado, o Brasil foi alvo das comemorações, pela primeira vez, do aniversário de Mr. Jack — Jasper Newton Daniel, fundador do Jack Daniel’s — celebrando seus 161 anos de nascimento. Na ocasião, a Brown-Forman, empresa que detém a marca de Tennessee Whiskey, anunciou que o objetivo de conquistar mais consumidores no país passava pelas mídias sociais e pelo Studio Nº7, plataforma mundial de apoio à música e revelação de novos artistas do Jack Daniel’s.
Agora, prestes a completar 162 anos, a marca fechou uma parceria com a PlayBook, empresa da Holding Clube com foco no crowdfunding — modelo onde o público participa de decisões como a escolha de uma banda e quando o show irá acontecer. A estreia desta parceria acontece em 28 de setembro, dia do aniversário de Mr. Jack, no Cine Metrópole, em São Paulo, com shows da multi-instrumentista neozelandesa Ladyhawke e do grupo pop sueco I´m from Barcelona, que vêm ao Brasil exclusivamente para o evento.
Segundo Alessandro Sophia, diretor geral da PlayBook, a empresa desenhou um plano de comunicação a médio prazo para Jack Daniel’s, com objetivo de atrair um público mais jovem para a marca. “Sabemos do poder das redes sociais e da mobilização que o crowdfunding provoca. Esse poder de mobilização (com compartilhamento de informações) e a forma de atingir e multiplicar o público (sempre de forma transparente) é justamente o lado mais legal da parceria. E este show de setembro é o primeiro grande case de uma marca que acredita em novas propostas de comunicação”, explica.
O executivo ressalta também o fato de Jack Daniel’s participar de ações de crowdfunding, ao invés de ficar presa aos formatos dos festivais. Tem tudo a ver com o DNA de sua marca, ele aposta. “Jack Daniel’s tem uma presença muito forte nas mídias sociais. E é isso que ela está fazendo agora: se mobilizando junto aos fãs para fazer um show acontecer. E se mobilizando literalmente, pois ela será mais um fã que irá comprar parte das cotas dos shows para trazer as atrações musicais”. A previsão é de que, pela parceria, outros dois shows aconteçam ainda no segundo semestre de 2012.