A DM9DDB e a produtora inglesa Unit9 criaram para a Johnson’s Baby uma ferramenta que varre a internet em busca de informações sobre os nomes para auxiliar mães na escolha dos nomes dos seus bebês.
Chama-se Hello, my name means e faz uma varredura em diversos bancos de dados virtuais como sites e redes sociais. O resultado une informações variadas e levanta o perfil dos nomes, trazendo informações sobre os assuntos que as pessoas com este nome estão falando na internet, que tipos de música costumam ouvir, quais as profissões se destacam entre elas, sua popularidade nas redes sociais, e até o seu “humor digital”.
Os dados são apresentados em uma interface simples e de fácil entendimento. A ferramenta também gera um vídeo com as informações, permitindo o compartilhamento nas redes sociais e transforma o anúncio do nome do bebê em uma ação de interação com os amigos.
“Até hoje as pessoas ainda utilizavam exatamente as mesmas fontes de pesquisa que os nossos pais, avós e até bisavós usavam: os livros sobre nomes com origem e significado. A quantidade gigantesca de informações disponíveis no ambiente digital permitiu a criação de uma ferramenta que proporciona uma experiência inovadora para os futuros pais”, diz Marco Versolato, vice-presidente de criação da DM9DDB.
Esta é uma das primeiras ferramentas no país a utilizar o big data para o interesse do consumidor final e não somente da marca.
Fernanda Marins, diretora de atendimento da DM9DDB, diz que o aplicativo é dinâmico e estará sempre em mutação e que os resultados obtidos de uma pesquisa de nome hoje serão diferentes dali a uma semana e assim por diante.
“O interessante do projeto é que a marca passa a participar do primeiro grande acontecimento da vida de uma pessoa, mesmo antes de nascer”, conclui Fernando Guerra, diretor de marketing da Johnson’s.