Nesta quarta-feira (29), o jornal O Globo, fundado pelo jornalista Irineu Marinho, completa 95 anos de atuação no mercado. Para celebrar, a publicação traz um caderno especial no impresso e um novo ambiente digital onde serão analisadas, sob diferentes perspectivas, as transformações da sociedade neste atual momento. Além disso, o jornal convocou os editores para eleger as notícias que gostariam de publicar nos 100 anos do Globo.
“Comemoramos o aniversário em meio a um grande processo de transformação digital, baseado na mudança radical na forma como o leitor consome notícias. É uma travessia ainda inacabada, mas bem-sucedida sob diversos ângulos, como, por exemplo, a liderança em visitantes únicos entre os jornais brasileiros”, diz Alan Gripp, diretor de redação do Globo.
Como parte das comemorações, o veículo realiza até a sexta-feira (31), diversas lives com a participação de 25 colunistas e convidados que se dividirão para discutir temas como democracia, educação, diversidade, ciência, cultura e o próprio jornalismo. Os encontros são transmitidos pelo site e pelas redes sociais do jornal.
O editor-executivo visual do Globo, Alessandro Alvim, é o responsável pela criação da marca de aniversário. “O número 5, ao final, é também uma seta em looping, o que chamamos de giro infinito. E é um símbolo que também remete à internet, o meio pelo qual todos trabalhamos hoje, em tempos de pandemia”, explica.