Desde o início da quarentena devido à pandemia da Covid-19 no Brasil, a Record TV tem ampliado as ofertas multiplataformas de seu principal jornalístico – o Jornal da Record. Aproveitando-se da popularidade de recursos como as lives, muito consumidas, sobretudo, na área de entretenimento, a emissora fez a adequação do formato para entrevistas ao vivo nas redes sociais com personalidades da política e economia.
Logo na estreia da Live JR, com Tereza Cristina, ministra da Agricultura, o jornalístico alcançou mais de um milhão de impactos, no último dia 18 de maio. O recorde veio poucos dias depois, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que registrou mais de 4 milhões de impactos e quase um milhão de visualizações. Jornalistas da Record TV se revezam no comando da atração, que vai ao ar toda segunda e sexta-feira, às 17h, nos canais digitais do Jornal da Record, da Record News e pelo portal R7.com.
“No passado, havia a discussão se a internet substituiria a TV, e a Record TV se posicionou obviamente dizendo que não. Mas os recursos multiplataforma são uma evolução natural da linguagem”, pontua Antonio Guerreiro, VP de jornalismo da Record TV. “Acabou o palco italiano, em que a gente ditava a hora, ou qual maneira o conteúdo seria consumido. As pessoas hoje fazem a programação com a gente. Desde 2009, com o lançamento do R7, entendemos esse anseio das pessoas de estarem com a gente nessa interatividade”.
A partir deste entendimento, não apenas a área de entretenimento tem se beneficiado da estratégia transmídia da emissora. Com os bons resultados de experimentações como a Live JR, outros formatos estão sendo experimentados. Destaque para o lançamento do perfil do JR no Tik Tok, rede social formada majoritariamente pela geração Z. Projeto liderado pelos estagiários do jornalismo da emissora, público consumidor do conteúdo, o canal soma 50 mil seguidores, se consolidando como o maior perfil jornalístico da rede no Brasil.
“Esse é um claro exemplo de como podemos aproveitar as especificidades de cada rede, e do retorno de engajamento. A velocidade de crescimento do nosso canal mostra o quanto engajamos com a Geração Z, um público que sabidamente não é impactado por um telejornal tradicional”.
Dentro do pacote de lançamentos multiplaforma, a emissora estreia ainda em julho três novos quadros temáticos: JR Agro, JR Business, e especialmente para o mercado de propaganda, o JR Trade. Segundo Guerreiro, depois da boa receptividade da série Comunicação – A Melhor Vacina Contra a Crise, que ouviu no JR profissionais de publicidade e marketing, a proposta é levar a discussão para o digital, com entrevistas semanais gravadas. O conteúdo será disponibilizado às quartas, com apresentação de Sergio Aguiar.