Dos últimos anos, 2015 foi um dos piores. A recessão econômica não poupou ninguém e veio como avalanche. Mas, apesar da crise, alguns veículos chegaram ao fim do período com bons resultados. Foi o caso da rádio Jovem Pan.

A emissora teve um crescimento de 7%, de acordo com Sérgio Amaral, VP comercial da Jovem Pan. “Apesar desse cenário ruim que tivemos no ano passado, conseguimos ir bem durante todo o ano”, afirma.
Um dos motivos apontados pelo executivo foi o jornalismo, que se tornou ainda mais opinativo. “Na atual situação política do Brasil, as pessoas procuram veículos com profissionais que emitem mais opinião sobre o cenário”, exemplifica.

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O reflexo do bom caminho que o jornalismo da Pan está seguindo é a audiência. De acordo com a emissora, nos últimos três meses do ano, na faixa de horário dos principais programas de notícia – Jornal da Manhã, Morning Show e Os Pingos nos Is –, a média foi de 120 mil ouvintes por minuto. Em julho, agosto e setembro, a média no mesmo horário variava de 90 mil a 100 mil ouvintes por minuto. Mas não foi apenas o jornalismo o protagonista do crescimento. A rádio fez parcerias, projetos e outras ações que também contribuíram com os bons resultados colhidos pela emissora. 

Uma dessas parcerias foi feita no Tomorrowland Brasil, festival de música eletrônica que ocorreu em Itu (SP). A Jovem Pan foi a rádio oficial do evento. Em parceria com a Trident, a rádio levou notícias sobre o que acontecia no festival e fez a transmissão em real time. A emissora ainda sorteou ingressos para ouvintes, que foram ao festival no Ônibus Trident.

Outra aposta da emissora foi a Copa de Futsal Intercolegial, relançada pela rádio depois de nove anos. Na edição de 2015, a Bubbaloo foi a marca parceira do campeonato. A parceria com a marca reforçou o objetivo da competição, que é proporcionar bons momentos entre os estudantes, incentivando a prática de esportes e a disputa saudável, valores que são motivados tanto pela marca como pela emissora. “Tivemos, com a Copa de Futsal Intercolegial, um recorde na receita”, conta Amaral. Os números, no entanto, não são revelados pelo executivo da emissora.

2016
Amaral espera um ano mais difícil. “Mas vamos seguir com a mesma postura agressiva do ano passado”, avisa. Ainda de acordo com o VP comercial da Jovem Pan, uma das estratégias será aumentar a aderência comercial. “Vamos trabalhar ainda mais para crescer e conseguir boas receitas”, afirma o executivo.