O ator Qacungatarali, que interpreta KawakaKawaka, o esquimó da campanha de Kaiser Radler, está no Brasil para a nova fase da campanha “Tá calor pra Kawaka”, criada pela Talent e lançada em meados de janeiro. O personagem veio ao país para interagir com os fãs da marca. Nesta quarta-feira (12), ele participa de um “teste de brasilidade”, a partir de desafios propostos por consumidores na página da Kaiser Radler no Facebook. A marca montará um estúdio em sua sede para gravar as performances de Kawaka e publicar em tempo real. A estratégia é coordenada pela CuboCC.

“Eu irei passar em todos [os testes]. Estou avisando: sou muito competitivo. Qualquer coisa, manda ver”, brinca Qacungatarali, o ator que interpreta Kawaka. Ele também esteve no Carnaval de Salvador, no camarote da Band, onde interagiu com o público, fez degustação do produto em um iglu e distribuiu “beijos de esquimó”. “Foi a melhor festa em que já estive. Foi incrível ver tantas pessoas. Havia mais gente ali que no meu país todo”, diz ele, que reside em Anchorage, a maior cidade do Estado do Alasca (EUA), com cerca de 300 mil moradores.

A visita do personagem é mais uma tentativa de reforçar a proposta criativa da marca, de que Kaiser Radler refresca até mesmo um esquimó no Brasil. O próximo filme será para agradecer aos consumidores pelo bom desempenho da campanha. Pela primeira vez desde 2006, a marca Kaiser registrou 5,2% de participação de mercado. “No mês de janeiro, a Kaiser Radler ajudou a marca-mãe a atingir sua melhor participação nos últimos anos”, observa Fernando Silveira, diretor de marcas mainstream da Heineken, cervejaria dona da marca. A versão Radler, lançada em outubro, registrou 0,4% de share, número expressivo se considerado o tempo de mercado do produto e sua distribuição, ainda limitada.

O engajamento também surpreendeu a cervejaria: entre janeiro e fevereiro, o vídeo da campanha alcançou dois milhões de views no YouTube, a ação registrou 330 mil interações nas redes sociais e teve 200 mil pessoas falando sobre Kawaka no período. “Estamos conseguindo fazer o reposicionamento da marca Kaiser com essa campanha e com o produto Radler. Ela está reconquistando a jovialidade”, diz o executivo.

Quem é Kawaka

Em inglês, Qacungatarali atende pelo nome de Stephen Blanchett. Ele é um ator e músico de 41 anos e um dos fundadores da banda Pamyua, que mistura o som da nação indígena Inuit ao funk. A banda foi eleita pela Rolling Stone Itália “a banda Inuit mais famosa do mundo”.

Nascido na região Sudoeste do Alasca, próxima ao mar de Beringer, ele é especialista em pesca e em vida selvagem e se considera um verdadeiro esquimó. “Sou de uma região onde 85% da população é indígena. Há 20 anos moro em Anchorage, mas, quando visito minha família, caço e pesco. Só não moramos em iglus!”, diz. Em sua passagem pelo Brasil, o ator diz ter sido fisgado pelo ritmo de “Lepo lepo” e fala que levará a música para o Alasca. “Já mandei para a minha banda e faremos uma versão. Será um hit!”