Media Trends & Predictions 2024 aponta oportunidades e desafios para o setor

O ano de 2023 foi marcado por muitas incertezas políticas e econômicas, mudanças no comportamento do consumidor e avanços tecnológicos acelerados - que refletiram diretamente no setor de mídia. Visando a gerar insights e preparar o setor para o próximo ano, a Kantar Ibope Media divulgou o estudo "Media Trends & Predictions 2024".

“No centro da nossa missão está a ambição de conhecer o público e ajudar as empresas a impulsionarem crescimento. Este estudo visa a apoiar este objetivo, apresentando uma visão unificada e abrangente de um ambiente de mídia que está em pleno desenvolvimento”, declara John McCarthy, CMO Kantar Media.

Com base em dados e insights, o estudo aponta para inúmeras oportunidades e desafios enfrentados pelos ecossistemas de conteúdo e publicidade em todo o mundo.

Macroeconomia

O estudo aponta que, apesar de um ano definido por problemas econômicos contínuos, o crescimento da receita de publicidade é razoavelmente estável. O GroupM acredita que o crescimento vai continuar igual à estimativa feita em dezembro de 2022, que é de 5,9%. Eles descrevem os números como positivos quando não se considera a inflação, mas ruim quando levamos em conta a correção do valor do dinheiro.

Neste cenário econômico incerto, as empresas de mídia estão buscando evolução. Antes, a ideia de serviços de vídeo sob demanda (VOD) baseados em assinatura ou anúncios era simples, mas agora as plataformas não só oferecem conteúdo, como também o adaptam para atender às preferências individuais do público, tornando tudo mais complexo.

Enquanto isso, emissoras e redes, conhecidas por suas longas experiências em publicidade, podem achar mais fácil incorporar e vender anúncios do que aquelas para quem a publicidade é a nova especialidade.

Em contrapartida, especialistas do setor apresentam preocupações sobre a tendências de assinaturas apoiadas por anúncios. As empresas precisam moldar suas ofertas, desde a criação de conteúdo até os preços e táticas promocionais, para se adequarem às características distintas do cenário de cada região.

Sendo assim, se faz necessário um conhecimento mais profundo dos comportamentos e preferências específicas do público. Não há uma fórmula única para a criação de conteúdo de sucesso no mundo do streaming.

Sustentabilidade

Após a pandemia e em meio a crises ambientais e sociais em todo o mundo, o ativismo de marcas cresceu.

Marcas como Dove no Brasil se destacam ao assumir papéis ativos na defesa de causas sociais. Como nossos dados do Target Group Index revelam, a maioria dos brasileiros dá grande importância ao fato de uma empresa operar com ética e sem compromisso com o combate às desigualdades sociais.

Tecnologia

O ano de 2023 se destacou pelo avanço tecnológico, com o surgimento da inteligência artificial (IA) generativa como destaque, graças aos lançamentos do ChatGPT e do Bard.

Além disso, houve progresso na busca por soluções pós-cookies. Com 2024 sendo agora o ano oficial de substituição de cookies de rastreamento de terceiros, as tecnologias de aprimoramento de privacidade (Privacy-Enhancing Technologies, PETs) tornaram-se um farol de esperança para o mundo da publicidade.

Ainda de olho na sustentabilidade, os setores de mídia e publicidade progrediram em direção à melhoria da sustentabilidade. No coração dessa transformação, havia uma combinação de tecnologia com abordagens preocupadas com o meio ambiente.

O estudo destaca o trabalho da Ad Net Zero, que continuou a promover o uso de sua calculadora de carbono, permitindo que os anunciantes medissem e reduzissem as emissões de carbono de suas campanhas.

Existem também preocupações: uma pesquisa recente da Human Driven AI revelou que 63% dos profissionais de marketing dos EUA temem possíveis problemas de direitos autorais com conteúdo gerado por IA, e já surgiram casos de artistas processando plataformas generativas de IA por usarem seus trabalhos sem permissão.

Para a Kantar, 2024 poderá testemunhar uma situação irônica: uma abundância de soluções tecnológicas, mas um potencial aumento no desperdício de anúncios. Com inúmeros avanços tecnológicos na ponta dos dedos, as empresas poderão ter dificuldades para identificar as ferramentas mais eficazes para suas operações.

CTV

A TV conectada (CTV) não perdeu seu holofote. À medida que as pessoas se apoiam cada vez mais na CTV para se entreterem, as empresas se encontram com uma fonte adicional dados de dispositivos para enriquecer seu conhecimento da audiência em um nível granular

Media Trends & Predictions 2024 finaliza alertando que, apesar da crescente disponibilidade de dados, muitas empresas de mídia não estão aproveitando-os ao máximo. Isso pode ocorrer por diversas razões. Empresas podem enfrentar limitações de tempo, recursos, falta de ferramentas adequadas ou experiência necessária. Além disso, algumas delas podem relutar em utilizar dados para entender melhor seu público devido a preocupações relacionadas à privacidade e à segurança.