A Kia Motors do Brasil não estará no Salão do Automóvel 2020, após participar de 14 edições consecutivas.
Sobre a mudança, a importadora informa que decidiu adotar estratégias de marketing “mais próximas aos consumidores finais” e “priorizar o crescimento e fortalecimento da rede autorizada de concessionárias”.
Em anúncio nesta terça-feira (18), José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, afirma que 2020 será muito importante com três lançamentos: o hatch compacto Rio, em janeiro; o próximo será o Niro Hybrid e, mais para o final do ano, um novo SUV compacto.
A prioridade é ter mais quinze pontos de atendimento em todo o país, e “oferecer experiências práticas aos potenciais compradores de automóveis”.
Para o executivo, o Salão do Automóvel, por muitos anos, foi o evento automotivo mais importante do ano. No entanto, a realidade da comercialização de automóveis mudou radicalmente. “Os compradores passaram a conhecer os produtos por meio de plataformas digitais. Precisamos oferecer mais experiências, além de inovações tecnológicas, diante de um dos setores mais competitivos da economia”, afirma.
A decisão vale para este ano e pode ser reconsiderada em edições futuras com o evento em novos formatos.
Antes da Kia, outras 13 empresas decidiram não participar do Salão do Automóvel 2020, edição que marca os 60 anos do evento. O movimento está em um cenário global de desafios para o formato do evento e mesmo para o setor automotivo.