Ambientes trazem mensagens e explicações sobre questões sustentáveis

Quanto mais perto da Rio+20, maior a quantidade e a diversidade das atrações em cartaz pela cidade do Rio de Janeiro. Economia verde e desenvolvimento sustentável são os temas principais que norteiam a agenda da conferência que começa no dia 13 de junho. Entre inúmeros eventos programados, o público terá a exposição “Uma casa, mil olhares”, promovida pela Kraft Foods em parceria com a Evoluir – Educação e Sustentabilidade e o Instituto Akatu.

A casa itinerante estará no Museu da República, no Rio de Janeiro, a partir do dia 14 de junho. Inaugurada em 2011, a casa mede cerca de 100 metros quadrados e já passou por várias cidades em São Paulo e Pernambuco. A exposição reconstrói uma casa típica de classe média brasileira ambientada entre as décadas de 1950 e 2010. São seis ambientes e cada um aborda determinados aspectos, entre eles consumo de energia em eletroeletrônicos e relações familiares, na sala; moda, consumo e vestuário, no quarto; alimentação e reaproveitamento de alimentos, na cozinha; uso racional da água e solidariedade, no banheiro; reciclagem e relação entre o homem e a natureza, no quintal; e convivência no espaço público, na rua.

“Buscamos mostrar para as pessoas as mudanças ocorridas nos hábitos das famílias ao longo dos anos, sugerindo reflexão, iniciativas e soluções acerca do consumo consciente e dicas para se levar uma vida mais saudável e equilibrada”, afirma a coordenadora de responsabilidade social corporativa da Kraft Foods Brasil, Giselle Sigel. O objetivo da exposição é levar o visitante a refletir sobre como o acesso a novos bens de consumo transformou os hábitos das famílias de classe média brasileira ao longo das últimas cinco décadas.