Ator e escritor, Lázaro Ramos revelou que um desenho pode mostrar sentimentos que as crianças têm dificuldades de expressar em palavras. Essa foi a descoberta de Lázaro, que está na campanha ‘Um Desenho, Uma História’, da Faber-Castell.

No filme, o ator conta como mudou sua percepção sobre o impacto nocivo da tecnologia na vida das crianças. “Resolvi fazer um livro do adulto que ia dar uma lição para as crianças, a partir da história da Edith, uma menina de nove anos de idade que passava muito tempo na frente do computador e da televisão e que, por isso, não brincava tanto. E, um dia, chega uma vizinha na casa dela e fala para a mãe da Edith que ela parecia ter uma velha sentada na cabeça e isso justificava ela ser uma criança tão parada”, contou.

Ele revela que a ideia original do livro era a busca da protagonista por essa tal ‘velha’ para mostrar que usar a tecnologia era ruim para as crianças. Mas por sugestão do editor, enviou o texto final para que alunos de escolas públicas e particulares ilustrassem a obra.

O resultado dos desenhos, no entanto, surpreendeu Lázaro, ao perceber uma repetição de imagens nas quais a Edith, protagonista da história, estava dentro do computador cheio de água. “Alguns desenharam ela se afogando e outros ela nadando”, disse, destacando que isso o fez perceber o sentimento das crianças de que era importante buscar o equilíbrio no uso da tecnologia.

CAMPANHA
“Um Desenho, Uma História” foi criada pela Faber-Castell para retratar o poder da criatividade na vida das pessoas por meio do desenho. Criada pela agência Recheio Digital, a iniciativa conta com 24 episódios no YouTube da marca, um livro digital de histórias e conteúdos no Instagram produzidos a partir de histórias reais compartilhadas por consumidores da marca.

Na campanha interativa, iniciada em janeiro de 2021, a Faber-Castell convida os consumidores da marca a compartilharem suas próprias histórias com um desenho que tenham marcado a sua vida. Para participar, as pessoas enviaram seus relatos pelas redes sociais com a hashtag #UmDesenhoUmaHistoria.