Uma máquina fotográfica narra a história de seu dono, “um dos maiores fotógrafos da história”. Em um filme em preto e branco passado na Alemanha, em meados de 1950, ela mostra a trajetória de parceria entre os dois, registrando as guerras que, com ela, ele retratava. A mulher chorando na partida, o caminho para o campo de batalha, a linha de frente, soldados e outras vítimas mortas e feridas passam por suas lentes no filme de 1’45” criado pela F/Nazca S&S para a Leica, o primeiro da lendária marca alemã de câmeras desenvolvido no Brasil.
Da tentativa de parar, a pedido da esposa, ao retorno ao ambiente hostil das disputas até o passar por uma mina terrestre e o fim da história de ambos, tudo é mostrado em tons de branco, preto e cinza pela máquina. Ao final da narrativa, toda em alemão, ela revela: “Um dia fui uma Leica III. Reencarnei. Agora me chamo M-Monochrom” (assista aqui).
O comercial divulga exatamente o lançamento da nova câmera digital da marca, que só faz fotos em preto e branco, contando com um sensor que não distingue cores — o que torna os tons básicos ainda mais nítidos. O conceito central do trabalho é “Toda Leica tem alma”, também auxiliando no reforço institucional da Leica no mercado brasileiro.
Cada parte do comercial foi pensado como uma fotografia, o que dá à peça ares cinematográficos. A produção ficou a cargo da Sentimental Filmes, com direção de cena de Vellas e com direção de fotografia de André Faccioli. As filmagens foram realizadas em Cuba e duraram 10 dias ao todo.
Mais personagens
Uma ação online, também elaborada pela F/Nazca, traz para a realidade brasileira o conceito da alma das câmeras Leica. No Facebook, outras máquinas que pertenceram a fotógrafos famosos são “reencarnadas” e chegam as mãos de profissionais de destaque no país, como Bob Wolfenson e Marcio Scavone, servindo como ferramenta para a produção de ensaios em preto e branco.
Em perfis individuais, as câmeras colocam em suas timelines momentos marcantes de suas trajetórias, anunciando sua data de morte e de renascimento até revelarem as novas produções que passam pela lente da M-Monochrom.
Ficha técnica:
Direção de criação: Fabio Fernandes e Eduardo Lima
Criação: Bruno Oppido, Thiago Carvalho e João Linneu
Atendimento: Marcello Penna e Melanie Zmetek
Mídia: Lica Bueno
Planejamento: José Porto e Rafael Paes
RTVC: Victor Alloza
Produtora do filme: Sentimental Filme
Direção de cena: Vellas
Direção de fotografia: André Faccioli
Montagem: Talles Martins
Finalização: Sindicato
Produtora de som: Satélite Áudio
Locução: Christine Behm
Aprovação pelo cliente: Luiz Marinho