Elidio Sanna, Daniel Nascimento e Anderson Bizzocchi formam Os Barbixas, grupo que estrela a websérie Descomplica, da Lenovo (Divulgação)

Não é de hoje que líderes de marketing precisam dominar também os termos, funcionalidades e ferramentas do mundo da tecnologia. E para além da convivência de CMOs e CTOs, há também os consumidores. Quando, finalmente, entendem uma terminologia, lá vem outra novidade.

A Lenovo brinca com essa corrida por compreender termos técnicos comuns ao universo da tecnologia com Os Barbixas. De forma descontraída, o grupo de comediantes reforça a proposta da Lenovo como líder mundial de soluções com a websérie Descomplica, que acaba de ir ao ar, dando sequência à campanha global Heróis Desconhecidos, lançada em novembro com criação da Publicis para enaltecer o protagonismo dos profissionais de TI.

“A Lenovo tem valorizado estratégias que conversam diretamente com o seu público. É importante falarmos a mesma língua do nosso cliente para que ele se sinta compreendido e para que veja que temos soluções com as tecnologias mais inteligentes do mercado para atender às suas necessidades”, comenta Barbara Toscano, diretora de marketing da Lenovo IDG no Brasil.

Em nove episódios, o personagem Le, um profissional de TI interpretado pelo ator Andrey Lopes, explica para os seus colegas de elenco nomenclaturas cada vez mais adotadas por empresas que avançam em suas estratégias de transformação digital, processo fortemente acelerado durante a pandemia da Covid-19.

Barbara Toscano: soluções inteligentes (Divulgação)

Para entender rindo
“As webséries conversam não apenas com um público que já conhece os nossos serviços, como atinge também os potenciais profissionais de mercado, além de possíveis consumidores que não imaginam como a tecnologia pode facilitar as suas vidas”, aponta Barbara.

A cada semana, um novo capítulo será exibido por meio das redes sociais da Lenovo, incluindo LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter, além do site da companhia. O projeto idealizado pela Bowe ainda traz o humorista Gabriel Louchard no quadro Descubra a Lenovo, que desvenda tecnologias e soluções ofertadas pela marca chinesa, uma das maiores fabricantes de computadores pessoais do mundo, avaliada em US$ 60 bilhões e com 71 mil funcionários e operações espalhados por 180 mercados.

Em 10 dos 11 vídeos, sendo um deles institucional, Louchard aborda o conteúdo que vai de dispositivos inteligentes a soluções de infraestrutura. A escolha de Os Barbixas veio da certeza de que “eles conseguem aterrissar as mensagens, descomplicando-as de uma maneira clara, porém com muito humor. Os Barbixas conseguem trazer o lado mais divertido desse universo da tecnologia”, conclui Barbara.

Educação
O debate sobre educação também está na recém-lançada websérie O Futuro da Educação, resultado de uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, que desde 2019 já rendeu US$ 1,3 milhão aos projetos.

Apenas no ano passado, os recursos ajudaram a capacitar mais de 130 mil educadores, responsáveis por impactar cerca de 3,3 milhões de jovens e crianças em mais de 980 municípios de todo o Brasil. São três episódios apresentados pelo influenciador Felipe Castanhari e produzidos pela Noize.