Estudo avaliou mensagens enviadas pelos torcedores no TwiiterUm levantamento feito pela E.life traçou o perfil do torcedor brasileiro nesta Copa do Mundo. A empresa analisou as timelines de 378 usuários do Twitter que fizeram check-in nos estádios em que o Brasil jogou na primeira fase do Mundial. Ao todo, foram coletados 61.005 tweets postados entre os dias 1º e 25 de junho. Do total de 378 usuários que fizeram check-in nos estádios durante os três primeiros jogos do Brasil, foi possível obter informações de perfil de parte da amostra.

Entre 205 usuários, os homens foram a grande maioria – 83,9% –, contra 16,1% de mulheres. “O perfil do torcedor brasileiro é certamente o perfil de todo o brasileiro. Já quem foi aos estádios é, em sua maioria,  homem, de 25 a 35 anos, apaixonado por esportes, de classe A/B. Um ponto interessante é que não notamos grandes diferenças de perfilamentos para jogos em diferentes regiões do país”, revela Breno Soutto, coordenador de inteligência na E.life.

A análise dos termos mais frequentes no perfil de 281 usuários revela que 4,3% mencionam a palavra “Sports” ou “Esporte” na sua descrição, e outros 2,1% se declaram “Torcedores”, o que indica uma parcela apaixonada por futebol e esportes em geral. Em relação à profissão, 3,6% se dizem “Jornalista”, 3,2% se declaram “Advogado” e 2,8% “Estudante” ou “Estudiante”.

O levantamento também identificou a origem de 203 usuários: 65,4% são brasileiros, principalmente dos Estados que sediaram os jogos (São Paulo – 22,9%, Ceará – 17,6%, Distrito Federal – 13,7%). Cariocas (6,9%) e mineiros (4,6%) se destacam entre os demais. Dos 35% de torcedores de outros países, um quarto veio do México – e a invasão mexicana pode ser constatata pela torcida numerosa no Castelão – e 12,3% dos Estados Unidos.

Além do check-in nos estádios para as partidas do Brasil contra Croácia, México e Camarões, os torcedores também estiveram em aeroportos (3,19%), outros estádios (2,89%), bares (2,19%), restaurantes (1,36%), hotéis (1,31%), praias (1,04%) e parques (0,96%).