A Lew’Lara\TBWA trouxe para o Brasil a Cyabra, uma startup israelense que trabalha com algoritmo proprietário capaz de analisar mais de 100 parâmetros diferentes para determinar se uma entidade on-line é real ou falsa. A tecnologia também é capaz de avaliar a veracidade das informações que são publicados, aos montes, diariamente. 

Segundo a agência, a tecnologia israelense e é exclusiva no país e oferece  uma solução automatizada para analisar a autenticidade de usuários on-line, permitindo a detecção precisa de perfis, clusterização e mitigação de agentes maliciosos, como bots, perfis falsos e trolls. 

Vicente Varela: ferramenta oferece análise uma análise profunda e inédita (Divulgação)

FUNCIONAMENTO
É possível selecionar a plataforma e as palavras-chave que deseja buscar.  O Cyabra é capaz de encontrar o número de perfis falsos em cada plataforma de rede social, entender a análise específica de usuários individuais e identificar o líder responsável por orquestrar o ataque ao analisar o nível de autenticidade e mensurar a influência exercida por ele. 

 A plataforma faz uma varredura precisa nas principais redes sociais seguindo as etapas de identificação (busca pro interesse), coleta (monitoramento automatizado), análise (clusterização) e remediação (mitigação de ameaças). 

Na prática, ela identifica e classifica os perfis falsos e suas localizações, analisa os usuários listados com base em suas atividades, faz uma análise profunda sobre táticas usadas por falsas entidades para amplificar a desinformação (a fim de minimizar seu alcance e influência), o software isola os assuntos-chave mais discutidos e mencionados durante a consulta, dividindo as menções em usuários reais e falsos, e elabora um relatório que analisa e quantifica os assuntos mais relevantes citados, frequência, conexões entre contas, comportamento repetitiva e correlação de tendências. 

A agência explica que, com base nas informações coletadas, é possível identificar, analisar e entender narrativas on-line, para então, traçar uma estratégia efetiva e bem embasada de resolução. 

Então, a Lew’Lara\TBWA passará atuar como consultora e, a partir de um briefing, usa a ferramenta para desenvolver uma análise e entrega o report consolidado ao cliente.  

“Estamos preparados para entregar uma análise profunda e inédita no mercado brasileiro, que apontará quando e como a desinformação está afetando marcas e perfis e atuaremos de forma efetiva para mitigar esses agentes maliciosos como bots, perfis falsos e trolls”, afirma Vicente Varela, Chief Data & Media Officer da Lew’Lara\TBWA.