Fórum reuniu executivos de UOL, GVT, LG, YouTube e Spotify

 

As versões smart das televisões surgiram há dois anos, conquistando boa parte das prateleiras dos revendedores (cerca de 70% do portfólio das marcas contam com as funções inteligentes) e também das casas brasileiras (25% dos televisores nacionais têm acesso a internet). Globalmente, são 160 milhões de unidades vendidas. Entretanto, apesar do diferencial ser exaltado na hora da compra, a maioria dos consumidores (53%) não sabe o que fazer ou como mexer em seu aparelho, e 75% acreditam que as SmartTVs são “complicadas”. Tendo esse panorama, a LG deu um passo para a popularização do uso deste sistema, ainda que comece com apenas os modelos de high end.

A marca coreana aliou os modelos de definição 4K com o sistema operacional próprio WebOS, que contém uma série de funcionalidades diferentes dos tradicionais, bem como maior capacidade de processamento e controle remoto interativo – o que comprova que agora o consumidor escolherá o televisor com base em sua configuração, assim como faz com o computador -, mas também mostrou foco no conteúdo adicional, próprio e de parceiros. Tendo justamente essa aliança em vista, a LG realizou um evento aliada a players como GVT, YouTube, Spotify e UOL, onde o conteúdo e essa nova fase dos televisores foi abordada.

“Hoje vivemos em uma era com a Geração C: curadoria, criatividade, comunidade, conectividade. É assim que o YouTube cria a sua estratégia e posicionamento. Hoje, 40% dos nossos views não vem de um computador e 52% de quem vê televisão acessa a internet ao mesmo tempo. Então a TV deixou de comandar a atenção por completo”, comentou Diego Higgins, gerente de plataforma e parcerias do YouTube para a América Latina. O Brasil é o segundo maior país em tráfego, o que também aponta para a importância nacional neste ecossistema.

Fabiano Fenelon, gerente sênior de inovação e negócios digitais da GVT, atentou especialmente para a questão estrutural, visto que mesmo com os esforços de players como Netflix e YouTube, especialmente a crescente questão de vídeo on demand e streaming necessitam de maior conectividade. “Hoje, 50% do tráfego da GVT é vídeo, e isso deve aumentar”, comentou o executivo. Está em trâmite a tecnologia VP9, que entrega filmes HD via web usando metade da banda de conexão.

Mas não são apenas players acostumados com vídeo estão envolvidos. Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL, que fez um paralelo entre o surgimento das SmartTVs e os televisores em cores  comparando que o diferencial foi aos poucos se tornando padrão , afirmou também que o portal está sim se preparando para imergir ainda mais neste canal – atualmente existe um app do Placar UOL, com notícias, jogos e resultados ao vivo.

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O dashboard do WebOS também tem espaço publicitário. Além de captar os programas, filmes e conteúdos que o consumidor mais gosta de acessar, esse painel também usará esses dados para fornecer informação aos patrocinadores, ainda que de acordo com Rogério Molina, gerente de produto da LG, não exista a possibilidade de linkar páginas de fora do sistema nos Sponsor Ads. “Estamos com o primeiro piloto, então criamos mais oportunidades para oferecer mais serviços e depois monetizar”, afirmou o gestor, que disse que a plataforma ainda está ganhando musculatura.

Para divulgar o novo produto, foi criada uma série de quatro filmes para divulgação exclusivamente digital, com criação assinada pela W3Haus. As peças mostram crianças experimentando o produto, sob conceito de “A última geração avaliada pela última geração”. “O nosso target é mais qualificado e mais conectado, então pela limitação e foco nesse produto achamos que 100% digital, com desdobramento em mídias sociais, é uma estratégia que vai funcionar”, disse Fernanda Summa, gerente de gerente de marketing de Home Entertainment da LG no Brasil.