“O Lide nasceu da força de uma boa ideia com uma boa oportunidade.” É assim que João Doria Jr., presidente do Grupo Doria e também do Grupo de Líderes Empresarias, fala sobre o nascimento do órgão que acaba de completar 10 anos. “Na época, o Grupo Doria já realizava alguns de seus tradicionais encontros de negócios. E os empresários que os frequentavam começaram a reivindicar uma estrutura permanente para encontros e debates de negócios que não dependesse de eventos anuais. E foi aí que surgiu o Lide, já com 122 membros – boa parte de grandes empresários do país”, explica Doria.
Hoje, o Lide é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais que promovem a integração entre empresas, organizações e entidades privadas, por meio de programas de debates, fóruns e iniciativas de apoio à sustentabilidade, educação e responsabilidade social. “São 12 unidades do Lide no Brasil e outras 12 no exterior. As que estão fora, por exemplo, como as sedes de Portugal, Chile, Moçambique, Argentina, Estados Unidos e outras, realizam seus próprios eventos com total autonomia na criação dos conteúdos”, diz.
Segundo o executivo, o evento que pode ser considerado o carro-chefe é o Fórum de Comandatuba, que este ano teve sua 12ª edição, reunindo líderes políticos e empresariais em debates sobre política econômica, gestão empresarial e responsabilidade social. “É com certeza o mais importante evento empresarial do país. Assim como o Fórum de Marketing Empresarial também já é o mais importante de sua área no Brasil”, afirma Doria, se referindo ao encontro realizado em parceria com a Editora Referência.
Outros encontros destacados pelo empresário são o Meeting Internacional (que, em setembro deste ano, em Miami, terá sua 18ª edição), o Fórum Mundial de Meio Ambiente, o Fórum Empresarial do Algarve (em Portugal) e o Fórum de Agronegócios (com edições no Brasil e Argentina), além do Prêmio Líderes do Brasil, todo mês de dezembro. Para 2014, novos eventos serão lançados: o Fórum de Mobilidade Urbana, em Belo Horizonte; o Fórum Brasileiro de Mineração, também na capital mineira; o Fórum Brasileiro de Shopping Centers, em São Paulo; e o Fórum de Grandes Metrópoles, em Recife. Além disso, as lideranças empresariais femininas irão ganhar um encontro internacional destinado a elas – o Women’s Meeting, que acontecerá em St.-Barth, no Caribe.
Para Doria, em momentos de instabilidade econômica, como agora, os encontros do Lide são fundamentais por contar com pessoas que estão envolvidas diretamente na construção de ideias ousadas e criativas para combater os tempos mais difíceis. “Quando você tem situações adversas, tem que buscar situações para superá-las. E uma das formas é exatamente o diálogo, o debate, a soma de valores e o conjunto de esforços e iniciativas”, diz. “Nós mesmo estamos lançando vários novos produtos. Até porque, aqui, quando mais lançamos eventos é em tempo de crise”.