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Formato segue em expansão pós-pandemia. Em parceria com o YouTube, Play9 e Americanas, Show da Black Friday 2022 terá estrutura ainda maior e mais transmissões simultâneas.

Cresceu a propensão de usuários do YouTube a considerar um produto ou marca após ver uma publicidade na plataforma. A pesquisa WhyVideo, encomendada pelo YouTube, apontou que 82% da audiência está aberta a ser impactada dessa forma, 19% a mais que em 2021, além de 76% do público admitir que acessa o YouTube para decidir o que comprar. Nesse cenário, combinado a um maior otimismo, os vídeos devem impactar ainda mais o consumo e entretenimento por meio do live commerce. Na preparação para as festas de fim de ano de 2022 e datas emblemáticas para o comércio como a Black Friday, o formato promete gerar ainda mais inspiração para consumidores.

Cerca de 5 milhões de brasileiros passaram a comprar online entre 2021 e 2022, e até 2025 o comércio eletrônico deve crescer 42%, segundo a análise do Google e da Ipsos. Além de mais digital, o consumidor tende a ser mais consciente após a pandemia da Covid-19, portanto, a identificação do público com conteúdos de marca pode ser um fator decisivo para alavancar vendas.

“O YouTube está revolucionando o entretenimento, a educação e o consumo. Hoje o ecossistema de criadores mantido pela plataforma gera receita dentro e fora do YouTube, tendo contribuído com mais de R$ 6 bilhões na economia do país e gerado mais de 160 mil empregos no último ano. Ou seja, cria meios vantajosos para todos, ao ampliar também a confiança dos usuários para consumir determinadas mercadorias e marcas que atendam suas demandas", comenta Alessandra Gambuzzi, diretora de projetos de conteúdo do YouTube.

Se o live commerce parece evoluir rapidamente em mercados como o da China, o fortalecimento de canais digitais de empresas e a aposta em multiformatos e plataformas tem alavancado o modelo no Brasil. Gigantes do varejo já reservam em seus calendários anuais lives de longa duração com muito entretenimento para o público e feitas com alto nível de produção no período da Black Friday. No Brasil, o live commerce já foi elevado a outro patamar pela qualidade de produção, com uma estrutura que não para de crescer.

Parceira do YouTube, a Americanas foi a primeira marca da América Latina a experimentar o recurso de live shopping do YouTube, que ao lado da mediatech Play9, lançou o Show da Black Friday hoje em sua quarta edição.

A marca passou a estar entre as varejistas ainda mais relacionadas a grandes ofertas nessa temporada. E a plataforma passou a reunir cada vez mais soluções e vantagens ao consumidor. Em 2021, foram liberados dezenas de cupons de desconto e houve transmissão simultânea em nove canais do YouTube.

“A Americanas é pioneira na operação de live commerce no varejo brasileiro. Acreditamos que as transmissões possibilitam uma conexão única entre clientes, marca e criadores de conteúdo, ao mesmo tempo que combinam ofertas com entretenimento e diversão. Na Black Friday não poderíamos fazer diferente. Utilizamos toda nossa expertise para tornar a quarta edição do Show da Black Friday Americanas ainda mais memorável. O cenário deste ano é especialmente inspirado no esporte. E o Show será recheado de disputas entre dois times de convidados, que liberarão ofertas imperdíveis a cada vitória”, afirma Aline Oliveira, head de marketing da Americanas.

“O show da Black Friday é o resumo perfeito do que a gente chama de shoptainment, que é uma estrutura de entretenimento baseado na audiência de grandes influenciadores ou influenciadores de nicho. Essa estrutura permite que os criadores de conteúdo sejam capazes de engajar sua base e, ao mesmo tempo, fazer isso de uma forma que o antigo canal de vendas seja visto - hoje - como uma parte de entretenimento, um grande branded content ao vivo. Acredito que esse é o motivo do sucesso e a Americanas apostou muito neste formato e tem sido nossa parceira há 4 anos”, ressalta João Pedro Paes Leme, sócio-fundador e CEO da Play9.

O Show da Black Friday em 2022

Junto ao pioneirismo, inovação e expertises do YouTube e Play9, a Americanas apresenta ao público duas lives conectadas, o 11/11 e o Show da Black Friday. Em 2022, os cenários serão ainda mais grandiosos, com sete telões e um elenco diverso que mistura veteranos e novas vozes de diferentes gerações.

O Show da Black Friday terá 3h30min de duração a partir de 21h do dia 24 de novembro, com transmissão nos canais Americanas, Felipe Neto, Bruno Correa, Camilla de Lucas, Diva Depressão, Jooj Natu, GKay, Lucas Rangel, Phellyx, PodDelas, T3DDY e Vanessa Lopes. Haverá transmissão também no TikTok dos influenciadores Vanessa Lopes e Vittor Fernando.

Além disso, o Show da Black Friday vai operar a funcionalidade de live shopping do YouTube no canal da Americanas e também nos canais dos influenciadores que estiverem transmitindo a live pela plataforma. Ao todo, serão 12 transmissões simultâneas, sendo 10 delas com a funcionalidade de live shopping do YouTube.

Toda a programação pode ser acompanhada pelos canais da Americanas em outras plataformas digitais (aplicativo da marca, Tik Tok, Twitter e Facebook).

SERVIÇO

SHOW DA BLACK FRIDAY

Dia: 24 de novembro, quinta-feira a 25 de novembro, sexta-feira

Live principal: 21h às 00:30hrs

Aquecimento: 20 às 21hrs, no PodDelas

Instagram Americanas (aquecimento): 20h20 às 20h50, com Ana Clara e Ademara

Onde assistir? A live principal será no YouTube Horizontal, nos canais: Americanas, Felipe Neto, Bruno Correa, PodDelas, GKay, Phellyx, T3DDY, Camilla de Lucas, Diva Depressão, Jooj Natu, Lucas Rangel e Vanessa Lopes.

Já a live vertical principal acontece no YouTube, no canal da Vanessa Lopes. É possível assistir também em:

App Americanas

TikTok: 21h30 - 23h30 transmissão especial com Vanessa Lopes e Vittor Fernando; Americanas.

Facebook: Americanas. Twitter: Americanas.