Obra de Antônio Lino Pinto aponta as questões que devem ser observadas para garantir a sobrevivência dos negócios

Entre as empresas que iniciam atividades, quase 30% fecham no primeiro ano, e 20%, no segundo. Apenas em 2021, foram abertas cerca de 800 mil empresas de diversos portes, de um total de mais de 4 milhões, comprovando, por um lado, a força do empreendedorismo, e, por outro, a dificuldade em gerir os negócios e mantê-los em operação.

É com foco principalmente nos 5 milhões de empresários optantes pelo Simples Nacional que o consultor, administrador com especialização em finanças Antônio Lino Pinto lança o livro “Gestão para Empreendedores”.

Em tom de conversa com os leitores, o autor analisa os principais aspectos que devem ser considerados na administração do negócio, como o papel dos sócios na gestão, a velocidade na entrega do produto como fator que pode ampliar o lucro, a necessidade de ter um planejamento do negócio e um orçamento, e recomendações sobre como gerenciar o fluxo de caixa ou lidar com questões relacionadas à gestão de pessoas, incluindo o modelo home office.

“Os conceitos básicos sobre gestão aplicam-se a qualquer tipo de empresa, o que muda é apenas a complexidade, dependendo do tamanho e da atividade de cada uma”, diz Lino Pinto.

O evento de lançamento livro será realizado na terça-feira (16), entre 19 e 21 horas, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.