A Lov investe em um novo foco na área de planejamento. A agência aposta em uma metodologia que vai além das estratégias convencionais e novas tecnologias. Para isso, contratou Flavia Spinelli, ex-R/GA, como diretora da área.
De acordo com João Muniz, CEO da Lov, o planejamento sempre teve bastante ênfase na agência, mas agora entra em novo momento. “Já há algum tempo o planejamento estratégico convencional, como a maioria das pessoas conhece, oferece poucos insights para os projetos e campanhas. Mudamos o foco. E o perfil da Flavia cai como uma luva no que a gente acredita que deva ser o planejamento hoje”, diz.
Segundo Flavia, o “novo planejamento” busca fazer um resgate de como é o comportamento do consumidor. Para isso, o trabalho começa muito antes da pesquisa, ou seja, busca um olhar mais profundo sobre como as pessoas se comportam diante de tantas novas tecnologias. “É uma experiência mais ampla e que possibilita gerar muito mais insights. A gente vai para a rua entender o que o consumidor precisa hoje, como se comporta e como reage na vida de forma geral”, conta.
Na opinião da executiva, com tantas tecnologias disponíveis, fica mais fácil a dispersão da comunicação. “Os clientes têm a ambição de fazer coisas inovadoras, então a nossa primeira iniciativa é dar um passo atrás e entender o consumidor e sua experiência de consumo. Colocá-lo no centro da ação para inspirar iniciativas que giram o business do cliente. Estamos trazendo esse olhar do negócio do cliente”, explica.
Além de Flavia, a Lov está ampliando a área e montando uma equipe multidisciplinar que vai ficar nas ruas observando o consumidor e estruturando uma área de experiências e insights. A agência também está fazendo uma integração interna maior, principalmente com a criação, comandada pelo vice-presidente André Piva, além de uma troca de experiências com outros países, como o Japão, por meio da integração com a rede global da Dentsu, especialmente o laboratório de inovação Shiodome, baseado em Tóquio. E quer marcar presença em eventos internacionais. “Queremos entender profundamente de comportamento e aproveitar a expertise de países como o Japão e de como isso agrega para nosso futuro aqui no Brasil”, argumenta Flavia, que terá a missão de desenvolver estratégias que atendam às novas necessidades dos clientes e do mercado.
Dentro deste novo momento, a área de planejamento estará sustentada em inovação, tendências de consumo e comportamento, além do relacionamento entre as pessoas, podendo chegar até mesmo na criação de um produto para o cliente. Um exemplo é o “Chip Luiza”, idealizado para o Magazine Luiza em parceria com a Claro e lançado em outubro de 2012. “Queremos gerar negócios para os clientes”, comenta a executiva.
Com 15 anos de mercado e ampla experiência em projetos para grandes anunciantes, Flavia Spinelli foi responsável pelo reposicionamento de marcas como Guaraná Kuat, Seda e Gelatina Royal. Ela tem passagens pelas agências Salem, Grey Direct, Sun MRM, RMG e Agência Casa.