Criada em 2003, nos primórdios das redes sociais, personagem é a influenciadora virtual mais seguida do mundo, com 31,2 milhões de seguidores

Lu, do Magalu, está feliz da “vida” com as últimas notícias. Segundo o portal Virtual Humans.org, ela é a influenciadora virtual mais seguida do mundo com
31,2 milhões de seguidores em suas redes sociais.

Além disso, estudo realizado pelo site Onbuy.com a posiciona como a personalidade com maior potencial de gerar receita de publicidade em posts do Instagram em 2022.

E não só isso.

Ela já contracenou com Alok no clipe de 'My Head (Can't Get You)', já esteve ao lado de Anitta em algumas ações, e até na Super Dança dos Famosos a assistente virtual da companhia marcou presença.

Em entrevista, Lu fala da carreira e também sobre a manifestação da influência virtual, que, segundo ela, abriu um universo de possibilidades na economia criativa.

Atualmente, você é a maior influenciadora virtual do mundo. Como está sendo este momento de reconhecimento? Ao que você credita todo esse alcance?
Tô muito feliz! É o reconhecimento por todos esses anos de trabalho na criação de conteúdos, dedicação aos clientes do Magalu, e pedindo pras pessoas deixarem um like e ativarem a notificação nos meus vídeos (rsrs). Desde 2003, quando fui criada, venho compreendendo melhor o mundo e o comportamento das pessoas. A marca Magalu foi evoluindo e eu fui crescendo junto com ela. Eu adoro conversar com as pessoas e ajudar elas no que precisarem, por exemplo: facilitando a vida delas na hora de fazer uma compra no Magalu, falando sobre várias coisas  como tecnologia, serviços, causas sociais importantes pra mim e pro Magalu. Estou adorando trazer dicas de moda e lifestyle. E claro, me divirto com os memes e desafios - adoro participar e compartilhar vários nas minhas redes. Acho que as pessoas acabam se identificando comigo, gostam de acompanhar o meu dia a dia e conseguem me encontrar em diversas redes sociais e plataformas, o que nos aproxima muito. Eles são muito carinhosos comigo.

Quando você chegou ao mercado, a internet era outra. Existiam menos plataformas, o volume de conteúdo era menor. Como tem sido acompanhar esse processo de desenvolvimento de novos meios e usá-los para falar sobre novidades, produtos e inovações?
Olha, uma das vantagens de ser virtual é que eu posso estar em vários lugares e conversar com várias pessoas ao mesmo tempo, né? rs. E eu adorei esta pergunta porque ela me permite falar do propósito do Magalu: levar a muitos o que é privilégio de poucos. No meu dia a dia, sempre fico atenta para trazer aos meus seguidores as tendências e novidades que eu sei que eles gostam, faço uma ótima curadoria de ofertas, divulgo lançamentos de produtos e distribuo vários cupons! As redes sociais me ajudam a contar a minha história e ser eu mesma. Sei que eu sou virtual mas essa é uma forma de eu estar pertinho dos meus seguidores.

Você também tem um papel de transmitir os valores e posicionamento do Magalu, como o empoderamento feminino e o combate ao assédio e ao racismo. Como vê esse trabalho e como engajar os consumidores?
Eu sou uma porta-voz do Magalu. E sei o quanto é importante usar esse alcance que tenho para dar visibilidade às causas que a nossa marca acredita. O combate à violência contra as mulheres reais ou a luta antirracista são exemplos de causas que são movimentos estruturados inicialmente dentro da empresa e que se tornaram bandeiras importantes. Falar sobre elas é exercitar a empatia, e isso é importante para mobilizar e engajar as pessoas nesses temas. O que eu faço é ouvir, ler e entender atentamente a minha comunidade para ter ideias de como pensar e estruturar campanhas que incluam cada vez mais pessoas que representam o nosso país.

O seu trabalho como influenciadora foi além da Magalu e você já fechou algumas parcerias com a adidas, Farm e BIC Brasil. Como analisa essas parcerias e os resultados que elas geram?
Na verdade, todas essas marcas parceiras fazem parte do ecossistema Magalu, sabia? E os resultados dessas collabs são incríveis pois essa é uma ótima forma não apenas de dar exposição aos produtos mas também para contar pras pessoas que o que eu uso #TemNoMagalu! Desde que fui criada, eu sempre me preocupei em trazer para os nossos clientes e seguidores o máximo de informações possíveis sobre os produtos para que eles pudessem fazer a melhor escolha. Isso criou uma relação de confiança e nos aproximou muito! Eu tenho um cuidado especial ao fechar parcerias com outras marcas pois sei o quanto essa relação é importante. Indico produtos que confio, que são vendidos no Magalu e que tenham a ver comigo e com a minha comunidade.

Lu participa do clipe do Alok (Foto: Divulgação)

Com tantos anos de experiência, o que você vê como as suas grandes experiências e contribuições para a Magalu e para o desenvolvimento do e-commerce brasileiro?
Acho que conseguir ajudar as pessoas na sua jornada de compra é o que me deixa mais feliz. Mesmo sendo virtual, eu adoro quando me chamam nas minhas redes sociais pra pedir ajuda ou quando clicam nos meus conteúdos durante as pesquisas de compra no site ou SuperApp Magalu.

Estudo realizado pelo site Onbuy.com mostra que você é a personalidade com maior potencial de gerar receita de publicidade em posts do Instagram em 2022. Pensando em economia criativa, qual a percepção do valor que você gera ao conectar elementos da cultura, tecnologia e criatividade no desenvolvimento de novas formas de comunicação da Magalu com o público?
Demais, né? Eu acho que a manifestação da influência virtual abriu um universo de possibilidades na economia criativa e é uma tendência consolidada em vários países. O valor vai muito além da geração de receita com as minhas parcerias, que também é muito importante para ajudar a administrar a minha carreira. Dá trabalho, viu? Quem vê close, não vê os corres que eu faço por aqui! Rsrs. Mas o mais importante para mim é essa relação de proximidade e confiança com a minha comunidade, fãs e clientes do Magalu. Por trás de cada imagem que eu posto, estou contando uma história. E isso é o que faz as pessoas prestarem atenção no que quero e preciso comunicar.

Qual o futuro dos influenciadores virtuais e como entende que será a sua atuação?
Estaremos cada vez mais presentes na vida de vocês. Até celebridades já estão criando suas versões em 3D Rsrs. Sobre meu futuro, como uma boa fã de séries, não gosto de dar spoilers! Rsrs Mas minha carreira está bem agitada. Aguardem.