Mauricio de Sousa participa do projeto 'Heróis'

Todos precisamos de um herói para nos encorajar. Para defender essa premissa, a produtora LumoLab elegeu 10 personalidades para contar quem, durante suas carreiras, os havia inspirado a seguir em frente. Fazem parte do projeto, intitulado “Herói”, o cartunista Maurício de Souza, o maestro João Carlos Martins, além do músico Marcelo Jeneci e do jornalista Gilberto Dimenstein, entre outros.

“O objetivo é trazer um novo olhar sobre personalidades que viraram referência em suas áreas de atuação. Colocar os heróis de sua geração para falar sobre quem eram os seus”, explica Alan Oliveira, sócio da LumoLab e idealizador do projeto.

Os depoimentos, em vídeo, foram produzidos para veiculação na internet e bancados integralmente pela produtora. São 10 episódios disponíveis no canal da produtora no Youtube e na sua página do Facebook.

Entre eles, está o depoimento de João Carlos Martins, que falou de um exemplo de superação ao narrar a história de José Luiz Tejon, hoje escritor e professor da FGV e da ESPM. Quando tinha 4 anos, Tejon sofreu sérias queimaduras na face devido a um acidente doméstico, teve o rosto deformado e passou por centenas de cirurgias plásticas.

Hoje, aos 60 anos, Tejon dá palestras e é autor de seis livros, entre eles “O Vôo do Cisne” e “O Beijo na Realidade”. “Ele é um vencedor, alguém que compartilhou sua dor por meio da esperança e que acreditou no  futuro”, expôs Martins. Ele próprio é um exemplo de superação: pianista consagrado, perdeu os movimentos das mãos mas retornou à música como regente, mesmo sem conseguir segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos.

Maurício falou de seu pai, Antonio Maurício de Sousa, que foi o primeiro a encorajá-lo a desenhar. “Ele me dizia ‘desenhe de manhã e vá fazer negócios à tarde’”, relembrou o cartunista. “Ele era um desenhista muito melhor que eu, mas não encontrou os meios para viabilizar seus projetos. Muito do que ele me passou está no que eu faço”.

A segunda fase do projeto “Herói” está sendo produzida, mas dessa vez uma temporada  com artistas mulheres. Os episódios começam a ser lançados a partir do final de agosto. “O ideal, o que esperamos, é que as pessoas  reflitam sobre a importância de ter alguém para inspirá-las”, diz Oliveira.