A adaptação de campanhas feitas em outras línguas para o português nem sempre gera o resultado esperado. É com esse pensamento que Os Lusos, Prêmios Lusófonos de Criatividade, lança uma campanha estimulando os criativos falantes do português a “se vingar” de todas as adaptações que foram obrigados a fazer.
A comunicação criada pela Draftfcb Lisboa mostra que a “vingança” dos publicitários lusófonos se concretizará quando estes mostrarem trabalhos originais no prêmio, e não meras adaptações, como no filme que ironiza um comercial genérico de creme dental. A campanha será exibida na TV, no rádio, na internet e em meios impressos.
O prêmio Os Lusos foi criado para reconhecer os melhores cases da indústria da comunicação nos países onde o português é língua oficial (leia mais aqui). O diretor de criação da F/Nazca S&S, Eduardo Lima, é o presidente do júri de publicidade, design e internet, enquanto o júri de planejamento de mídia é presidido pelo português Manuel Falcão, diretor geral da Nova Expressão. Completa o time Mónica Jaboc, diretora-geral da Cunha Vaz & Associados Angola, presidente do júri de relações públicas.
As inscrições do prêmio ficam abertas até 22 de junho e podem ser feitas pelo site oficial do evento. A entrega acontece no dia 26 do mesmo mês, em Lisboa.