De todos os e-mails enviados para destinatários brasileiros, apenas 59% chegam à caixa de entrada, enquanto as demais mensagens são perdidas, bloqueadas ou caem na caixa de spam. Essa é a conclusão a que chegou a Return Path com seu estudo de -Email Intelligence, em que avalia a taxa de entregabilidade de e-mails eletrônicos.
Para desenvolver o estudo, a empresa utilizou os dados do Sender Score, uma ferramenta que atribui uma pontuação ao IP (internet protocol, a identidade de cada computador) de acordo com o número de e-mails que recebe e que são bloqueados ou enviados para a caixa de spam.
No Brasil, 44% dos IPs têm pontuação de vai de 0 a 50, o que corresponde a uma taxa de entrega entre 26% e 46%. Por outro lado Apenas 18% dos destinatários têm pontuação entre 91 e 100 e atingem taxa de entregabilidade de 80% a 90%. De acordo com a Return Path, o Brasil, cuja pontuação média no Sender Score é 30, apresenta problemas nesse setor devido a regras mais severas implantadas pelos provedores de e-mail e à reputação dos domínios que enviam essas mensagens.
“A quantidade de e-mails enviados no Brasil vem crescendo consideravelmente, ao longo dos anos. Além disso, muitos provedores de e-mail estão implantando regras mais severas de controle de envio de mensagens. Esses fatores, somados à baixa reputação dos remetentes, contribuem para uma baixa taxa de entregabilidade”, afirma Louis Bucciarelli, country manager da Return Path no Brasil.