Mais de um quinto dos usuários de smartphones em todo o mundo usam bloqueadores de anúncios. O número é quase o dobro registrado há um ano, afirma o relatório Adblocking Goes Mobile. Pelo menos 419 milhões de pessoas usam agora os bloqueadores, um cresciemento de 90% em um período de 12 meses, de acordo com o AdBlocking, provedor de soluções da PageFair. A pesquisa acrescentou que este número não inclui aplicativos de bloqueio de conteúdo, bloqueadores de anúncios nos aplicativos e bloqueadores de navegadores opt-in.
O relatório Adblocking Goes Mobile disse que os bloqueadores de anúncios para navegadores, no qual foram identificados 45 tipos diferentes disponíveis para Android e iOS, são os métodos dominantes de bloqueio para dispositivos móveis, utilizados por 408 milhões de pessoas.
“As pessoas estão instalando adblock por diferentes razões, muitas das quais são indiscutivelmente válidas”, observou Sean Blanchfield, presidente executivo e co-fundador da PageFair.
Ele ainda advertiu que “este relatório conta uma história séria sobre a viabilidade futura dos meios de comunicação financiados por anúncios e o jornalismo nas economias em desenvolvimento”.
Os bloqueadores de anúncios mais utilizados são aqueles criados pela UC Browser, de propriedade do gigante chinês Alibaba. Em todas as versões, ela tem mais usuários do que todas as outras formas de bloqueadores de anúncios, disse o relatório.
Não é surpresa, então, que os bloqueadores móveis são mais utilizados na China, onde – juntamente com a Índia, Indonésia e Paquistão – tais ferramentas são vistas principalmente como uma forma de reduzir a utilização de dados de internet.
“Bloqueadores agora ameaçam todos os canais móveis”, acrescentou Blanchfield. “O fracasso em abordar as preocupações dos usuários sobre a publicidade móvel na América do Norte e na Europa vai levar ao mesmo tipo de uso generalizado que estamos vendo na Ásia”, afirma.
Os bloqueadores de anúncio móvel estão menos desenvolvidos na América do Norte e na Europa, onde, em março de 2016, havia apenas 14 milhões de usuários ativos mensais. Mas mesmo que os consumidores dessas regiões não tenham as mesmas preocupações sobre o uso dos dados móveis, muitos já estão usando bloqueadores na área de trabalho e pode ser um pequeno passo para transferir essa atividade para o móvel.
Com informações de Warc e PageFair