Allan Barros não responde mais como chief commercial officer da Fischer & Friends, ou por qualquer função executiva do Grupo Totalcom, do qual é sócio desde 2007 – quando a holding adquiriu sua agência, a Fala!. O executivo assume, nesta segunda-feira (7), a diretoria comercial e de marketing do grupo Máquina de Vendas, controlador das redes varejistas Ricardo Eletro e Insinuante.
Com cerca de 15 anos de experiência em players de varejo, com destaque por suas passagens por Marabraz e Casas Bahia, Barros estava tendo contato direto com sua nova empresa desde setembro de 2012, quando a Fischer conquistou a conta da Ricardo Eletro. Agora, passa a comandar as ações que auxiliou a definir nos últimos meses como agência. “No fim de 2012, o Máquina de Vendas estava e um processo evolutivo muito rápido, um momento de consolidação, seguido de pesquisa e planejamento para os próximos passos. Participei de um pouco de tudo pela Fischer e agora minha missão é colocar tudo em prática”, revela.
O profissional acredita que sua experiência como agência será um diferencial muito positivo na volta ao outro lado do balcão. “Montei a Fala! em 2006 ao ver uma oportunidade de mercado, oferecendo uma agência que entendesse também de negócio. Agora, volto a ser cliente com essa experiência de saber como uma agência opera sendo um agregador muito forte, além de ter o sentimento de ser um profissional mais completo”, analisa.
Os planos do Máquina de Vendas são extremamente agressivos no que diz respeito a crescimento e expansão – especialmente no que diz respeito à Ricardo Eletro, da qual Barros responderá por toda a estratégia de marketing. “Na área comercial, há uma enorme oportunidade, especialmente no ramo moveleiro. Quero trazer tanto a Insinuante como a Ricardo Eletro mais próximo das lideranças do setor”, adianta. “Já no marketing, o Grupo Máquina hoje disputa o 2º lugar entre os varejistas, com R$ 9 milhões de faturamento, e pretende continuar avançando. Com a Insinuante, o foco é continuar e solidificar sua presença no Nordeste. Já com a Ricardo Eletro, a ideia é expandir. São Paulo é disparado o maior mercado brasileiro em varejo. A Ricardo já tem algumas lojas físicas no interior, além de uma venda forte de e-commerce na capital, por conta das ações nacionais de merchandising. O plano é chegar forte em São Paulo, mas tudo depende de uma estratégia logística complicada. Queremos entrar, mas terá que ser muito estudado”, detalha.
Fischer & Friends
A saída de Barros marca mais uma grande baixa na Fischer & Friends. Em fevereiro, o head de convergência Pedro Porto, hoje no Twitter, deixou a operação. No mês seguinte foi a vez do vice-presidente de mídia Adrian Fergusson, que estava na agência desde 2008. Em abril, Mário D’Andrea, sócio e CCO da Fischer, anunciou que se afasta do dia-a-dia da agência por um período sabático de três meses, sem detalhes para seu retorno.
Barros diz que as conversas para o novo desafio profissional começaram no início de 2013, mas só se solidificaram no início de abril. Segundo o executivo, a conversa com o líder do Totalcom, Eduardo Fischer, para seu desligamento durou duas semanas e terminou de forma amigável. “Foi tudo tão rápido que nem deu tempo de pensar em detalhes. M desliguei das funções executivas na última sexta-feira (3), mas ainda tenho participação acionária no Totalcom. Vou definir como ficaremos no futuro quando estiver tudo mais tranquilo. A mudança, porém, foi bem acordada. Só tenho a agradecer ao Totalcom. Estive lá por seis anos e só tenho carinho pelo grupo”, finalizou.