A festa de rua de Pernambuco, em Recife e Olinda, conta com patrocínio da TIM

Com a aproximação do Carnaval, grande parte das marcas tradicionalmente envolvidas com a maior festa do verão brasileiro já definiram suas ações. No Rio de Janeiro, onde o Carnaval de rua a cada ano se fortalece e apresenta novidades, mais uma vez a Antarctica é a principal patrocinadora. Pelo sexto ano consecutivo, a produtora Dream Factory está à frente da festa, driblando problemas como o excesso de xixi nas ruas e outros imprevistos típicos de uma festa que reúne pessoas e bebidas em profusão. “Todos os anos somos surpreendidos com uma nova expectativa, o que nos obriga a buscar soluções inovadoras. Porém, hoje já temos, por exemplo, o domínio de lidar com a maior logística de banheiros químicos do mundo, criada e operada por nós”, diz Duda Magalhães, diretor-geral da produtora.

Em 2014, segundo dados da Riotur, o Carnaval atraiu mais de 5 milhões de foliões, dos quais 918 mil eram turistas. A expectativa para este ano é ainda mais significativa: 977 mil pessoas estarão na cidade. A economia contará com a entrada de US$ 782 milhões vindos do turismo, enquanto no Carnaval 2014 foram US$ 734 milhões. De 17 de janeiro a 22 de fevereiro, mais de 600 desfiles (456 blocos) ocuparão ruas da Barra e Jacarepaguá, Centro, Grande Tijuca, Ilha do Governador, Zona Norte, Zona Oeste e Zona Sul. Este ano o evento tem nova marca, ligada aos 450 anos da cidade, e três novos parceiros comerciais: Olla, Caixa e O Globo. A Olla realizará ativações de brand experience em alguns blocos de rua, interagindo com as pessoas para reforçar o uso do preservativo.

Antarctica criou latas especiais para a ocasião

Durante os blocos, a Dream Factory e a Antarctica disponibilizarão promotores para fazer selfies dos foliões. As imagens serão compartilhadas via hashtag #tonaboa nas redes sociais da marca de bebidas. Para acabar com os desencontros nos blocos, durante os desfiles serão distribuídos balões de localização de gás Hélio que ajudarão os foliões a reunir sua turma no meio da multidão.

Acompanhando o crescimento do evento, o número de posições de banheiro foi ampliado em 13%, comparado a 2014, chegando ao total de 24.525 posições. Também aumentou de 5 para 7 mil o número de promotores de venda credenciados para atender os foliões no comércio de bebidas ao longo do percurso dos blocos. Três iniciativas testadas em 2014 serão mantidas: o processo de cadastramento online dos promotores de venda, a identificação com coletes numerados e credenciais com nome e foto e a instalação de mictórios que garantem um maior fluxo de usuários.

A Limpeza da BOA, que nos últimos dois anos recolheu em torno de 35 toneladas de resíduos, continua em 2015 e ampliará o seu alcance. Este ano, está programada para atender os 40 maiores blocos, 15 pontos de venda de bebida e 39 caminhões de reabastecimento aos foliões.

A Closeup preparou ação para o tradicional bloco da Preta Gil, que sai dia 8 de fevereiro. A F.biz criou uma marchinha para ser cantada por Preta e promover um “beijo coletivo” entre as pessoas que estiverem acompanhando o bloco. Durante o “beijaço”, a Vevo captará imagens para a produção de um clipe da marchinha, para ser espalhado na web. Já o jornal Extra promove pelo quarto ano consecutivo o seu próprio baile de carnaval, no dia 10 de fevereiro, no Imperator: o Carnaval Histórico, que este ano relemba o bairro do Estácio – berço do samba, onde surgiu a primeira agremiação carioca, a “Deixa Falar”, que deu origem à GRES Estácio de Sá. O Carnaval Histórico do Extra também promove uma nova edição da eleição do Cidadão Samba, concurso que era tradição na primeira metade do século passado e todo ano é reeditado pelo jornal. Cada uma das 12 escolas do Grupo Especial indica um representante para disputar o posto, que já teve Zé Katimba e Aluisio Machado como eleitos pelo público.

Outras ações

A Antarctica apresentou o seu “Camarote da Boa”, com Juliana Paes. A cenografia será uma homenagem a “todas as coisas boas do Rio”. Os três andares serão divididos em Morro, Asfalto e Praia. Os convidados serão recebidos na entrada pelos Arcos da Lapa. O andar principal, Asfalto, será uma homenagem às personalidades que fizeram a história do Rio. Na parede, um painel de “memorabília” trará lembranças, fotos e objetos que vão relembrar momentos que marcaram épocas e personagens. Haverá o Bar da Urca, homenageando o tradicional boteco, famoso por sua mureta de pedra ao ar livre. A produção do camarote é do Banco de Eventos.

Há inúmeros parceiros presentes no camarote, como Havaianas, Bibi Lanches, Granado, NET, Pantene, Zero-Cal, entre muitos outros. A Kibon distribui com a Farm um novo sabor de picolé que homenageia os 450 anos da cidade: o de Mate Limão.

A Antarctica também promove a terceira edição do seu concurso Talentos do Samba, projeto que revela talentos de comunidades no Rio. Durante a festa da final, que já ocorreu no Bar da Boa, os dois vencedores ganharam R$ 20 mil cada, consultoria musical e a gravação de um CD. A terceira edição do projeto teve parceria do Ministério da Cultura e da Funarte, por meio da plataforma #AquiTemPalco. A marca de cerveja lança uma edição especial de latas de Carnaval.

Camarote Salvador, com 9 mil metros quadrados, tem entre as atrações o palco Praia

A TIM patrocina camarotes e ações no Carnaval de Pernambuco. O apoio vai para três camarotes do Recife e de Olinda: o Galo da Madrugada, o Carvalheira e Parador Itaipava. Haverá ações de relacionamento como entrega de brindes e merchandising, que têm apoio da Play Promo, do Recife, e da Frog Comunicação, de Salvador.

A Brahma concentra esse ano suas ações de patrocínio no futebol, emprestando sua marca via naming rights para camarotes em São Paulo e Salvador, que ganharam inclusive campanha assinada pela Africa sob o tema “O Brasil inteiro vai estar aqui”. Hoje os camarotes são realizados pela Diverti Eventos. Já a Skol há dez anos investe fortemente no Carnaval de Salvador. Este ano, o Camarote Skol passa a se chamar Skol Beats Senses e será montado no novo Clube Espanhol, em frente ao Morro do Gato.

O Camarote Salvador está comemorando 15 anos. O espaço recebe 30 mil pessoas em 11 horas diárias de festa por seis dias, com comida e bebida “sem limites” e diversas atrações. São 9 mil metros quadrados divididos entre boate, palco Praia, mirante, espaço gourmet, além de áreas para customização de camisetas, salão de beleza e massoterapia. “O camarote é um outro festival. A festa acontece mais do lado de dentro do que para ver os trios passando”, falou Luciana Villas Boas, diretora-executiva do Camarote Salvador. Quem assina a cenografia é a M|Checon.

Globo

A TV Globo é a emissora oficial da transmissão dos desfiles da série A no Rio de Janeiro, e fará ampla cobertura da festa via seu estúdio Globeleza, montado na Sapucaí e pilotado por Fátima Bernardes e Luís Roberto. Cerca de 2 mil profissionais trabalharão nas transmissões dos desfiles das escolas de samba no Rio e em São Paulo. Além das duas capitais, Salvador e Recife também recebem equipes para a cobertura do Carnaval de rua. No portal G1 vêm sendo publicados ensaios com candidatas a musas dos blocos de rua cariocas, e o mesmo processo será realizado em São Paulo a partir dessa semana. Também serão escolhidas as musas das escolas de samba em Salvador e Recife. A Globo está envolvida em diversas ações, como o Concurso Samba de Quadra, realizado durante a tradicional feijoada da Portela (sábado, 7 de fevereiro).

A Globeleza

A NewSource Globo, agência de notícias e serviços de mídia da Globo e parceira da internacional Associated Press, disponibilizará estrutura e conteúdo para emissoras de todo o mundo, direto do Sambódromo carioca, com posições para entradas ao vivo durante os desfiles, além de um glass studio. Para a festa nas ruas do Rio, pontos estratégicos de stand up positions estarão disponíveis no calçadão de Copacabana e em um glass studio localizado no bairro de Botafogo, com visão panorâmica da cidade. Também serão oferecidos, às redes de TV internacionais, compactos dos desfiles do Rio de Janeiro e de São Paulo e destaques da festa de Carnaval em todo o país.

A Globo também tem em seu canal do YouTube alguns conteúdos de Carnaval, como um tutorial de samba apresentado pela Globeleza Érika Moura.

Pelo quarto ano, o YouTube transmite ao vivo o Carnaval de Salvador, entre 12 e 17 de fevereiro, direto do Camarote Expresso 2222, de Gilberto Gil, com apresentação dos atores Luciana Fialho e Thierry Figueira. A rede social também criou o Prêmio YouTube Carnaval, que homenageará os artistas do Carnaval com maior audiência na rede durante o verão de 2015. A premiação será de acordo com o número de visualizações dos vídeos. Resultado e entrega serão realizados no dia 11 de fevereiro. A rede já iniciou a divulgação das coreografias dos principais hits do Carnaval 2015 feitas pelo FitDance, além de vídeos gravados nos ensaios das principais atrações da Bahia.