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Neste período de Dia dos Namorados, gostando ou não, ouvimos falar de amor em todos os lugares…especialmente nas lojas. Então surge a questão: é possível fazer florescer uma relação duradoura entre marca e consumidor? E, se sim, como?

Nosso querido consumidor é bombardeado por centenas de mensagens publicitárias a cada dia. Nesta nova era digital, está cada vez mais difícil seduzir e conquistar a sua atenção. Sufocado em meio aos anúncios de diversas marcas, tem a sensação de ser apenas uma miniatura no perfil do Tinder. Para gerenciar seu cotidiano, os consumidores tomaram firmemente o controle da situação, tornando-se os tomadores de decisão para o que deseja ver, ler, baixar e, o mais importante, o que desejam bloquear.

No mundo móvel em ritmo acelerado, as marcas não podem se dar ao luxo de perder as preferências dos clientes, caso contrário, elas serão rapidamente excluídas pelo seu público-alvo. Como resultado, as marcas precisam mudar a forma como se comunicam com esses novos e experientes consumidores digitais, utilizando corretamente a mídia programática móvel para acelerar a afinidade da marca com seus consumidores.

1. Encontre a pessoa certa

Os consumidores estão gastando cada vez mais tempo em dispositivos móveis com a mudança de padrões e de comportamento, e não espera que sejam interrompidos por anúncios que possam perturbar a sua atividade. A análise de dados é absolutamente essencial para fornecer uma boa experiência neste contexto. A campanha programática móvel pode atingir o público-alvo no mundo inteiro por meio de parcerias com publishers premium ou engajar um nicho de audiência bem específico. Por exemplo, first party data (dados hardware e software) e de third party data (fornecidos por terceiros), o histórico de localização, o comportamento de uso de apps premium, os dispositivos OS, os idiomas, horário do dia e dados meteorológicos, tudo isso ajuda a contextualizar uma campanha antes de lança-la. É hora de promover a mensagem certa para os anúncios e entregar uma experiência única e personalizada para cada usuário.

2. Respeite o seu admirador

Agora que os consumidores têm o poder de bloquear anúncios, a melhor solução é se engajar em uma conversa face a face e destacar-se usando a publicidade certa. A publicidade móvel tem demonstrado um crescimento explosivo, avaliada em mais de US$ 100 bilhões em todo o mundo (eMarketer). As marcas não só precisam buscar a aceitação de seus clientes, mas também conquistar a sua atenção. Este tipo de publicidade proporciona formatos de anúncios que respeitam o usuário final e não desviam as suas experiências. E, o mais importante, ela enriquece e educa os consumidores a tomar decisões mais conscientes e a cultivar o respeito mútuo. Criar uma comunicação personalizada para o seu cliente é uma boa maneira de mostrar que você se importa com ele.

3. Estabeleça a confiança

Para os usuários, é irritante quando um anúncio interrompe a sua interação no celular, levando-os para fora de sua atividade no navegador ou na App Store. Somando-se a essa frustração, os usuários, em seguida, se deparam com uma página ou um vídeo que não carrega corretamente e é impossível sair. A visibilidade e os problemas de segmentação são uma luta contínua para os anunciantes, mas o usuário final não deveria também sofrer com essa péssima experiência. Dentro do mercado móvel de hoje, ainda não há padrões da indústria, mas independente disso, a programática premium já é capaz de garantir 100% de visibilidade e direcionamento para evitar a experiências ruins dos usuários. Este novo nível de autenticidade pode servir para aumentar a confiança entre a marca e seus clientes e transformar a indústria de publicidade como um todo.

4. Pense sobre o seu dinheiro

Talvez este conselho possa entristecer o seu lado mais romântico, mas sejamos realistas, o   dinheiro conta e muito. Especialmente para você que tem investido muito nessa relação! E mesmo que acredite ter feito o seu melhor desde o início, questionamentos virão a médio prazo e, portanto, recomendo seriamente a otimização da sua campanha. O engajamento é a nova moeda móvel, defina os KPIs por meio da tomada de decisões e avaliações baseadas em dados. Saber exatamente quando e como os clientes irão se envolver com a sua mensagem e quando rejeitam a publicidade, é a chave para a construção de um relacionamento sustentável e de longo prazo. As marcas precisam avaliar o desempenho da campanha com base em conversões e medir as campanhas de branding com base no grau de engajamento do usuário. Além disso, elas devem buscar insights sobre o que exatamente ocorre durante toda a experiência do consumidor no funil de conversão, que pode durar entre 5 segundos a 15 minutos. Os anunciantes programáticos móveis devem medir e pagar somente por impressões, engajamentos, cliques, visitas e conversões reais.

Não existe receita e nem algoritmos mágicos para o verdadeiro amor, mas essas dicas devem ajudá-lo a construir um forte laço e duradouro com o seu público. Nesta última análise, os clientes fiéis são os melhores embaixadores de uma marca e geram valor e confiança. Ao aplicar estes quatro princípios fundamentais, a publicidade móvel pode finalmente amadurecer e se tornar um negócio sustentável. A monetização móvel por meio das mídias programáticas premium precisa ser adotada de forma mais ampla, pois é a única maneira de proporcionar aos seus consumidores uma experiência inesquecível de amor à marca.

Julien Houdayer, VP para América Latina da S4M