A Art Unlimited, empresa especializada na concepção e gestão de projetos de arte, entretenimento e sustentabilidade, aposta agora em um novo nicho do mercado. Com a criação da divisão de Novos Negócios, a empresa passa a levar versões menores das exposições que desenvolve para espaços como shoppings, por exemplo. “As marcas estão cansadas de eventos iguais. Elas querem se associar a eventos de qualidade. O grande diferencial desse projeto é que atingimos as pessoas por um lado emocional”, explicou Karen Rozenbaum, diretora de novos negócios da Art Unlimited.
Segundo a executiva, nos museus o espaço dos patrocinadores é um pouco mais limitado, já que não é permitida, por exemplo, a ativação de marca. “As possibilidades de visibilidade para o patrocinador nos museus são exposição no painel de entrada e trabalho de assessoria de imprensa. Nesses novos espaços, podemos colocar a marca dentro das instalações”, exemplificou Karen.
O primeiro trabalho nesse novo modelo é o evento “Experiência Escher”, uma exposição com 120 metros quadrados. A versão original tinha 1,2 mil metros quadrados. O novo formato já esteve nos shoppings Iguatemi de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas. “Uma vantagem é que, por ser uma exposição menor, os patrocinadores conseguem entrar com uma verba reduzida”, falou Karen.
Em Campinas, por exemplo, foi feita uma ativação da marca Iguatemi. Em um corredor, havia uma imagem distorcida que, ao ser focada com a câmera do celular, exibia o logo do shopping.
O próximo destino do evento é o shopping JK Iguatemi, em São Paulo, a partir do final de outubro. As negociações continuam para que a exposição chegue a outras cidades em 2015. “O evento superou nossas expectativas. O retorno de mídia espontânea foi enorme”, contou.
Outra possibilidade citada pela diretora de novos negócios da Art Unlimited é instalar a exposição próxima à loja do patrocinador, por exemplo, levando o cliente diretamente ao PDV. “Além do trabalho de branding, também é possível trazer os clientes para dentro da loja”, afirmou.
Por serem projetos culturais, o patrocinador tem a possibilidade de usar a Lei de Incentivo à Cultura. “As marcas podem usar as verbas casadas: de marketing para ações de ativação e da Lei de Incentivo para o patrocínio”, disse Karen.
A executiva citou que, após o sucesso da parceria com o Iguatemi, outros shoppings estão em contato com a empresa para fazer projetos parecidos.